Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA - PPGL (11.01.01.19.02.01) |
Código: |
PPG/FAC2254 |
Nome: |
ANÁLISE DE DISCURSO 1 |
Carga Horária Teórica: |
45 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
45 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa: |
Noção de discurso. Texto e contexto. Prática discursiva: produção, distribuição e consumo de textos. Construção discursiva da identidade social. Tecnologias discursivas. Gênero discursivo e intertextualidade, Mudança discursiva na sociedade conteporânea. Linguagem e gênero: conceito cultural. Metodologia qualitativa etnográfica. |
Referências: |
- Authier -Revuz, J.1990. Heterogeneidade(s) enunciativa(s). Caderno de Estudos Lingüísticos, 19,2542.- Bourdieu, P. et.Al. 1994. Academic. discouse, Londres: Publications.- Fairclough, N. 1995. Critical discourse analysis: Longman.- Halliday, M. A. K 1994. An introduction to functional grammar: Londres: Edward Arnold.- Maingueneau, D. 1989. Novas tendências em análise do discurso. Campinas: Pontes- Magalhães, M. I.S. 1995. A critical discourse analysis of gender relations in Brazil. Jounal of Pragmatics, 23,183-197.- Magalhães, I. (org.). 1996. As múltiplas faces da linguagem. Brasília: Editora Universidade de Brasília.- Miranda, I. Legitimação e deslegitimação no discurso sindical docente. Universidade de Brasília, dissertação de mestrado inédita. 1998.- Orlandi, E. 1992. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Editora da UNICAMP. |
|
|
|