Universidade de Brasília Brasília, 02 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE (11.01.01.07.04)
Código: PPGE2255
Nome: GÊNERO, RAÇA, CLASSE E TEORIAS DA EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Discutir sobre os elementos de funcionamento da sociedade capitalista, acumulação e era moderna. A posição damulher em períodos e momentos históricos e os fundamentos do patriarcado com suas transformações no tempo. Raça,classificação e suas configurações. Classe social e subalternidade. A interseccionalidade Gênero, Raça e Classe e aTeoria da Educação.
Referências: DAVIS, Angela. Mulheres, Raça e Classe. Trad. Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2016.FEDERICI, Silvia. Introdução. O Calibã e a Bruxa: Mulheres, Corpo e Acumulação Primitiva. São Paulo:Elefante, 2017.GIMÉNEZ, Martha E. Marx, Women and Capitalist Social Reproduction - Marxist Feminist Essays. Chicago,IL: Haymarket Books, 2018.GOLDMAN, Wendy. Mulher, Estado e Revolução: política familiar e vida social soviéticas, 1917- 1936. Trad. NatáliaAngyalossy Alfonso, Daniel Angyalossy Alfonso e Maria Christine Aguirre Castañeda. São Paulo: Boitempo Editorial, 2014.GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. In: Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, Nº. 92/93(jan./jun.). 1988, p. 69-82.____________. Por um feminismo Afro-latino-americano. Caderno de Formação Política do Círculo Palmarino n. 1.Batalha de Ideias. 2011.HOOKS, Bell. Mulheres negras: moldando a teoria feminista. Título original do capítulo 1 de Feminist theory:from margin to center (2000, 2ª edição). Direitos autorais concedidos pela Cambridge, MA: South End Press.Tradução de Roberto Cataldo Costa. Revisão da tradução por Flávia Biroli. Revista Brasileira de Ciência Política,nº16. Brasília, janeiro - abril de 2015, pp. 193-210.HOOKS, Bell. O feminismo é para todo mundo. Rio de Janeiro: Editora: Rosa dos Tempos, 2018sociais de atuação damulherMaterialismo Histórico-Dialético (MHD) eTeoria da EducaçãoRêses (2014) e Rêses, Sousae Silva (2016)Como se localiza aepistemologia do MHD com apesquisa em Educação?O conceito de interseccionalidade ecategorias do cursoGiménez (2018) e Davis (2016) Qual a relação entre Gênero,raça e classe ?Mulher, Capitalismo e Acumulação Federici (2017)) Qual a relação do capitalismo eacumulação com a posição damulher na sociedade?Conceito e categoria de Gênero Davis (2016) Como entender o conceito e/oucategoria de Gênero?Conceito de Feminismo e Masculinidade Hooks (2018) Como entender o conceito e/oucategoria de Gênero?Conceito de Masculinidade Safioti (1987) Como se apresenta amasculinidade e suasvariações?Feminismo Afro-Latino-americano Gonzalez (1988 e 2011) Como se vincula gênero e raçana literatura especializada?Racismo, Ontologia e Classe Social Silva (2012) Qual o entendimento sobreracismo na perspectivaontológica?Classe, Estratificação Social eSubalternidadeMontaño e Duriguetto (2010) Qual a diferença entre ClasseSocial, Estratificação eSubalternidade?Classe Social e Gênero Davis (2016) e Lobo (1991) Qual o vínculo entre Gênero eClasse Social?Classe Social e Gênero Goldman (2014) e RevistaUniversidade e Sociedade (nº58)Qual o vínculo entre Gênero eClasse Social?Avaliação do PER-curso e Término do curso Avaliação Retomada sobre as intenções eperspectivas acerca do curso3LOBO, Elizabeth Souza. A classe operária tem dois sexos. São Paulo, Editora Brasiliense, 1991.MONTAÑO, Carlos e DURIGUETTO, Maria Lúcia. Estado, Classe e Movimento Social. São Paulo: Ed.CORTEZ, 2010.NETTO, José Paulo. Introdução ao Estudo do Método de Marx. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2011.RÊSES, Erlando da Silva. A Construção do Método no Materialismo Histórico-Dialético e a Atualidade do PensamentoMarxista no Contexto da Crise Econômico-financeira. In: CUNHA, Célio da SOUSA, José Vieira de e SILVA, MariaAbádia da (Orgs.). O Método Dialético na Pesquisa em Educação. Campinas.SP: Autores Associados/Brasília-DF:Faculdade de Educação/Universidade de Brasília,UnB, 2014.RÊSES, Erlando da Silva SOUSA, José Vieira de e SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. O MaterialismoHistórico-Dialético e o Estudo de Políticas Públicas de Educação: Questões de Método. In: CUNHA, Célio da SOUSA, JoséVieira de e SILVA, Maria Abádia (Org.) Investigação em Polìtica e Gestão da Educação: Método, Temas e Olhares. BeloHorizonte, MG: Fino Traço, 2016.REVISTA UNIVERSIDADE e SOCIEDADE. Brasília: Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de EnsinoSuperior (ANDES-SN). Ano XXVI, n.º 58, 2016. Disponível em: www.andes.org.br. Acessado em 16 nov 2019.RIBEIRO, Da
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
345/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
337/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

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