Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE (11.01.01.07.04) |
Código: |
PPGE2328 |
Nome: |
TECNOLOGIAS INTERATIVAS NA EDUCAÇÃO |
Carga Horária Teórica: |
60 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa: |
Apresentação:A disciplina Tecnologias Interativas e Assistivas na Educação é ofertada no âmbito da linha depesquisa Educação, Tecnologia e Comunicação - ETEC. Na oferta dessa disciplina alinhamos aperspectiva da educação e comunicação às dimensões humanas, critica e criativa do processoeducativo, à diversidade e às necessidades de adequações pertinentes. Pretende-se realizarestudos e pesquisas, criando espaços para a socialização de temas de estudo sobre o estadoda arte, programas pedagógicos, acessibilidade, aplicabilidade em contextos educativos esociais. A disciplina Tecnologias Interativas e Assistivas na educação fará uso do ambiente virtualwww.aprender.unb.br , em apoio às atividades presenciais da sala de aula e aos trabalhos eestudos planejados.Ementa:Abordagens teórico-práticas da tecnologia como meio de comunicação e de expressão etransformação nos ambientes educacionais Produtos e serviços disponíveis na internet. Estudode recursos e serviços tecnológicos interativos e assistivos de apoio ao ensino e à aprendizagem.Adaptações pedagógicas e acessibilidades destinadas às pessoas com necessidadeseducacionais específicas e suas contribuições para sua inclusão social, escolar e laboral.Pretende-se realizar estudos e pesquisas, criando espaços para compartilhamento emambientes virtuais Ferramentas de apresentação online e socialização de temas de estudo sobreo estado da arte, programas pedagógicos, acessibilidade, aplicabilidade em contextoseducativos e sociais. A disciplina Tecnologias Interativas e Assistivas na Educação fará uso doambiente virtual www.aprender.unb.br - em apoio às atividades presenciais da sala de aula eaos trabalhos e estudos planejados. |
Referências: |
Autor: Andréa Cecília Ramal Local: Porto Alegre No EdiçãoObra: Educação na Cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Editora: Artimed Ano: 2002 Autor: Lúcia Leão (org) Local: São Paulo No EdiçãoObra: INTERLAB: Labirintos do Pensamento Contemporâneo Editora: Iluminuras Ano: 2002 Autor: Lucia Leão Local: São Paulo No Edição 1ªObra: O Labirinto da Hipermídia: arquitetura e navegação no ciberespaço. Editora: Iluminuras Ano: 2001 Autor: Marco Silva Local: Rio de Janeiro No Edição 2ºObra: Sala de aula interativa Editora: Quartet Ano: 2001Autor: George P. Landow Local: Barcelona No Edição 1ªObra: Teoria del hipertexto Editora: Paidós Ano: 1997Autor: Hélio Chaves & Angela Correia Dias Local: BrasíliaObra: A Gênese sócio-histórica da idéia de interação e interatividade. In: Gilberto Santos Editora: Plano(org). Tecnologias na educação e formação de professores. Autor: Geórgia Antony & Angela Correia Dias Local: BrasíliaObra: Educação Hipertextual: diversidade e interação como materiais didáticos. In: Leda Fiorentini & Raquel Moraes (orgs) Linguagens e interatividade na educação a distância. Editora: PlanoAutor: Hélio Chaves Filho Local: BrasíliaObra: Educação Hipertextual: por uma abordagem dialógica, polifônica e intertextual. Editora: Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Brasília, UnB. Autor: Gustavo de Castro & Edgard de Assis Carvalho & Maria da Conceição de Almeida (orgs) Local: Porto Alegre Obra: Ensaios de Complexidade Editora: SulinaAutor: George P. Landow Local: BarcelonaObra: Hipertexto: la convergência de la teoria Editora: Paidós |
|