Universidade de Brasília Brasília, 02 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE (11.01.01.07.04)
Código: PPGE2328
Nome: TECNOLOGIAS INTERATIVAS NA EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Apresentação:A disciplina Tecnologias Interativas e Assistivas na Educação é ofertada no âmbito da linha depesquisa Educação, Tecnologia e Comunicação - ETEC. Na oferta dessa disciplina alinhamos aperspectiva da educação e comunicação às dimensões humanas, critica e criativa do processoeducativo, à diversidade e às necessidades de adequações pertinentes. Pretende-se realizarestudos e pesquisas, criando espaços para a socialização de temas de estudo sobre o estadoda arte, programas pedagógicos, acessibilidade, aplicabilidade em contextos educativos esociais. A disciplina Tecnologias Interativas e Assistivas na educação fará uso do ambiente virtualwww.aprender.unb.br , em apoio às atividades presenciais da sala de aula e aos trabalhos eestudos planejados.Ementa:Abordagens teórico-práticas da tecnologia como meio de comunicação e de expressão etransformação nos ambientes educacionais Produtos e serviços disponíveis na internet. Estudode recursos e serviços tecnológicos interativos e assistivos de apoio ao ensino e à aprendizagem.Adaptações pedagógicas e acessibilidades destinadas às pessoas com necessidadeseducacionais específicas e suas contribuições para sua inclusão social, escolar e laboral.Pretende-se realizar estudos e pesquisas, criando espaços para compartilhamento emambientes virtuais Ferramentas de apresentação online e socialização de temas de estudo sobreo estado da arte, programas pedagógicos, acessibilidade, aplicabilidade em contextoseducativos e sociais. A disciplina Tecnologias Interativas e Assistivas na Educação fará uso doambiente virtual www.aprender.unb.br - em apoio às atividades presenciais da sala de aula eaos trabalhos e estudos planejados.
Referências: Autor: Andréa Cecília Ramal Local: Porto Alegre No EdiçãoObra: Educação na Cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Editora: Artimed Ano: 2002 Autor: Lúcia Leão (org) Local: São Paulo No EdiçãoObra: INTERLAB: Labirintos do Pensamento Contemporâneo Editora: Iluminuras Ano: 2002 Autor: Lucia Leão Local: São Paulo No Edição 1ªObra: O Labirinto da Hipermídia: arquitetura e navegação no ciberespaço. Editora: Iluminuras Ano: 2001 Autor: Marco Silva Local: Rio de Janeiro No Edição 2ºObra: Sala de aula interativa Editora: Quartet Ano: 2001Autor: George P. Landow Local: Barcelona No Edição 1ªObra: Teoria del hipertexto Editora: Paidós Ano: 1997Autor: Hélio Chaves & Angela Correia Dias Local: BrasíliaObra: A Gênese sócio-histórica da idéia de interação e interatividade. In: Gilberto Santos Editora: Plano(org). Tecnologias na educação e formação de professores. Autor: Geórgia Antony & Angela Correia Dias Local: BrasíliaObra: Educação Hipertextual: diversidade e interação como materiais didáticos. In: Leda Fiorentini & Raquel Moraes (orgs) Linguagens e interatividade na educação a distância. Editora: PlanoAutor: Hélio Chaves Filho Local: BrasíliaObra: Educação Hipertextual: por uma abordagem dialógica, polifônica e intertextual. Editora: Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Brasília, UnB. Autor: Gustavo de Castro & Edgard de Assis Carvalho & Maria da Conceição de Almeida (orgs) Local: Porto Alegre Obra: Ensaios de Complexidade Editora: SulinaAutor: George P. Landow Local: BarcelonaObra: Hipertexto: la convergência de la teoria Editora: Paidós
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
345/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
337/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
5690/1 2016.2 ARTES VISUAIS/PPG-Arte - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app22_Prod.sigaa16 v4.9.10.97