Universidade de Brasília Brasília, 02 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE (11.01.01.07.04)
Código: PPGE2333
Nome: EPISTEMOLOGIA E PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Conceito e finalidade da ciência a filosofia e sua relação com a práxis científica a ciência e a problemática da compreensão da realidade problemas gnosiológicos, metodológicos e axiológicos a interdisciplinaridade do saber, o significado ideológico do trabalho científico a ciência como processo histórico-social a questão do método científico em ciências humanas em geral e em educação em particular os eixos epistemológicos das ciências humanas e sociais.
Referências: Bortoni-Ricardo, Stella Maris. O Professor Pesquisador: Introdução à Pesquisa Qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.Gamboa, Silvio Sánchez. Pesquisa em Educação: Métodos e Epistemologias. Chapecó: Argos, 2007.Gatti, Bernadete Angelina. A Construção da Pesquisa em Educação no Brasil. Brasília: LiberLivro, 2007.Gatti, Bernadete Angelina. Estudos Quantitativos em Educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 11-30, jan./abr. 2004. (http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n1/a02v30n1.pdf)Goldenberg, Mirian. A Arte de Pesquisar: Como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 2007.Gondim, Linda M. P. e Lima, Jacob Carlos. A Pesquisa como Artesanato Intelectual: Considerações sobre método e bom senso. São Carlos: Edufscar, 2006.Gorard, Stephen. Quantitative methods in education research. New York: continuum, 2001. (http://books.google.com)Günther, Hartmut. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa. vol.22 no.2 Brasília May/Aug. 2006. (http://www.scielo.br/pdf/ptp/v22n2/a10v22n2.pdf)Kincheloe, Joe L. e Berry, Kathlleen S. Pesquisa em Educação, Conceituando a Bricolagem. Porto LEGRE: ARTMED, 2007.Meksenas, Paulo. Pesquisa Social e Ação Pedagógica. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
345/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
337/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app11_Prod.sigaa05 v4.9.10.97