Universidade de Brasília Brasília, 16 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E ESCOLAR - PGPDE (11.01.01.20.03.02)
Código: PGPDE2076
Nome: SEMINÁRIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR 1
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PGPDE3400 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 99
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Estudos avançados de temas contemporâneos da Psicologia Escolar. Embasamento teórico-metodológico em temas relacionados aos professos psicológicos de desenvolvimento em suas diferentes dimensões dos contextos educativos. Conteúdo variável a critério do Colegiado do Programa.
Referências: Bibliografia Básica:American Psychological Association. (2010). Publication manual (6a ed.). Washington, DC: Author.Sabadini, A. A. Z. P., Sampaio, M. I. C., & Koller, S. H. (Eds.). (2009). Publicar em Psicologia. Um enfoque para a revista científica. São Paulo: Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia e IPUSP.Sternberg, R. J., & Sternberg, K. (2010). The pyschologist's companion. A guide to scientific writing for students and researchers (5th ed.). New York: Cambridge University Press. Bibliografia Complementar:Albuquerque, U. P. (2009). A qualidade das publicações científicas - considerações de um editor de área ao final do mandato. Acta Botanica Brasilica, 23, 292-296.Bem, D. J. (1995). Writing a review article for Psychological Bulletin. Psychological Bulletin, 118, 172-177.Fernández-Ríos, L. & Buela-Casal, G. (2009). Standards for the preparation and writing psychology review articles. International Journal of Clinical and Health Psychology, 9, 329-344.Gopen, G., & Swan, J. (1990). The science of scientific writing. America Scientist. Disponível em www.americanscientist.org/issues/num2/the-science-of-scientific-writing/1 Hyman, R.H. (1995). How to critique a published article. Psychological Bulletin, 118, 178-182.Maxwell, S. E., & Cole, D. A. (1995). Tips for writing (and reading) methodological articles. Psychological Bulletin, 118, 193-198.Sternberg, R. J. (Ed.). (2005). Reviewing scientific works in psychology. Washington, DC: APA.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PGPDE3400 - SEMINÁRIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR 1
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PGPDE3400 ) ATIVO 01/08/2019
( PGPDE3400 ) INATIVO 01/08/2019 29/07/2022
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2844/1 2021.2 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E ESCOLAR/PGPDE - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2844/-2 2020.0 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E ESCOLAR/PGPDE - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2844/-3 2019.2 PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE/PPG-PDS - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2861/-3 2019.2 PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE/PPG-PDS Não 0 Sim
2861/-4 2017.1 PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE/PPG-PDS Não 0 Sim
2861/1 2021.2 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E ESCOLAR/PGPDE - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
2887/1 2014.2 PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA/PPG-PSICC - Doutorado - Presencial Não 0 Não
2895/1 2018.2 PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA/PPG-PSICC - Mestrado - Presencial Não 0 Não
2861/-2 2020.1 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E ESCOLAR/PGPDE - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app36.sigaa36 v4.9.10.124