Universidade de Brasília Brasília, 16 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE (11.01.01.07.04)
Código: PPGE2351
Nome: PERSPECTIVAS DECOLONIAIS E INTERCULTURAIS EM EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: O Pensamento Decolonial e suas interseções com a Crítica pós-colonial e os Estudos Subalternos. Modernidade/colonialidade/decolonialidade. Sujeitos, saberes e territórios: subalternidade, r-existência e insurgência. Pluralismo epistêmico, racismo epistêmico e justiça epistêmica. Práticas educativas interculturais e decolonais. Diferença, perspectivas antirracistas e antissexistas no campo da produção, sistematização e socialização do conhecimento.
Referências: ESCOBAR, Arturo. Sentipensar con la tierra: nuevas lecturas sobre desarrollo, territorio y diferencia. Medellín: Ediciones UNAULA, 2014.HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir.: a educação como prática de liberdade. Martins Fontes: São Paulo, 2013.LANDER, Edgardo (org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. setembro 2005.MIGNOLO, Walter. Histórias Locais, projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento limiar. Belo Horizonte: UFMG, 2003.QUIJANO, Ani?bal. Cuestiones y horizontes: de la dependencia histo?rico-estructural a la colonialidad/descolonialidad del poder. Ciudad Auto?noma de Buenos Aires: CLACSO, 2014.SANTIGAO, Castro-Gómez, Rámon, GROSFOGUEL (orgs.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007.SANTOs, Boaventura, MENEZES, Maria Paula (orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.WALSH, Catherine (org.). Pedagogías decolonais: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)viver. Série pensamento decolonial, 2008.Bibliografia complementarFANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.______. Les damnés de la terre. Paris: François Maspero, 1966.ESCOBAR, Arturo. Territórios e diferença. Bogotá: Envio Editores, 2010.?______. Más allá del tercer mundo: globalización y diferencia. Bogotá: ICANH, 2005.QUIJANO, Aníbal . Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. Buenos Aires: CLACSO, 2005.______. Colonialidad y modernidad-racionalidad. Peru Indigena, 13(29): 11-20, 1992.SANTOS, Boaventura. Renovar a teoria critica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007.______. Conocer desde el Sur: para uma cultura política emancipatória. Lima: UNMSM, 2006.WALSH, Catherine. Interculturalidad, Descolonización del Estado e del Conocimiento. Buenos Aires: Ediciones del Signo, 2006.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
345/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
337/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app14.sigaa14 v4.9.10.124