Universidade de Brasília Brasília, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS - PPG-ARTE (11.01.01.14.07)
Código: PPGE2386
Nome: METODOLOGIA DE PESQUISA DE EDUCAÇÃO EM ARTES VISUAIS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 99
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Introdução às metodologias de Pesquisa em Educação em Artes Visuais. Explora em profundidade diferentes abordagens e métodos para a realização de pesquisas em Educação em Artes Visuais
Referências: BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira (Org.). Abordagem Triangular no ensino das artes eculturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010. BASBAUM, Ricardo. O artista pesquisador. In: _____. Manual do artista etc. Rio de Janeiro: Beco do azougue. p. 193-201, 2013. BOLIN, Paul; HOSKINGS, Kaela G. We do what we believe: A contemporary and historical look at personal and programmatic purposes of art education. The Journal of the Texas Art Education Association, v. 1, 2013, p. 62-68. CANCLINI, Nestor. Produção simbólica - teoria e metodologia em sociologia da arte. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1979. DIAS, Belidson et. al. Looking at new trends and policies in Latin American Art Education. In: BARTON, Giorgina; BAGULEY, Margaret (ed.). The Palgrave Handbook of Global Arts Education. London: Palgrave Macmillan, 2017. DIAS, Belidson; IRWIN, Rita (org.). A/r/tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013. ECO, Umberto. Problemas de Método. in: La definición del arte. Barcelona, Martinez Roca, 1972, p. 271 e seguintes. HALL, James. Making art, teaching art, learning Art: exploring the concept of the artist teacher. International Journal of Art & Design Education, v. 29, 2010, p. 103-110. HODGINS, Wayne. The Future of Learning Objects. In: WILEY David (Ed). The instructional use of Learning Objects. 2000. Disponível em: http://reusability.org/read/. Acesso em: 20 dez. 2016. KALIN, Nadine. (de)Fending Art Education Through the Pedagogical Turn. The Journal of Social Theory in Art Education. v. 32, p. 42-55, 2012. LOSADA, Terezinha. A interpretação da imagem: subsídios para o ensino de arte. Rio de Janeiro: FAPERJ/Mauad, 2011. ROGOFF, Irit. Studying visual culture. In: MIRZOEFF, Nicholas (ed.) The visual culture reader. 2. ed. London: Routledge, 1998. SULLIVAN, Graeme. Artistic thinking as transcognitive practice: a reconciliation of the process-product dichotomy. Visual Arts Research, v. 22, n. 1, p. 2-17, 2002. VIGOTSKI, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
1210/2 2020.1 ARTES VISUAIS/PPG-Arte - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
1198/2 2020.1 ARTES VISUAIS/PPG-Arte - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
1180/1 2020.1 ARTES VISUAIS/PPG-Arte - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
1210/1 2019.1 ARTES VISUAIS/PPG-Arte - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
1244/1 2019.2 ARTES VISUAIS/PPG-Arte - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
1198/1 2019.1 ARTES VISUAIS/PPG-Arte - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
5690/1 2016.2 ARTES VISUAIS/PPG-Arte - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app11_Prod.sigaa05 v4.9.10.97