Universidade de Brasília Brasília, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS - PPG-ARTE (11.01.01.14.07)
Código: PPGE2389
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO EM ARTES VISUAIS 2
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 99
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Conteúdo designado a partir de pessoal docente disponível, do interesse dos alunos e da necessidade de reforço em determinado tema. Leituras, discussões e pesquisas relevantes para as principais tendências em Educação da Artes Visuais. Temas variam em torno do estudo da visualidade e educação, pedagogias críticas, globalização, contextos sociais, multiculturalismo, transculturalismo, pós-colonialismo, estudos visuais e cultura visual, e educação em artes visuais com base comunitária.
Referências: ATKINSON, Dennis. Pedagogy against the State. JADE. Vol. 27, No. 3, p. 226- 240, 2008. _____. Contemporary Art and Art in Education: The New, Emancipation and Truth. iJADE, Vol. 31, No. 1, p. 5 - 18, 2012. ATKINSON, Dennis. Art, Equality and Learning: Pedagogies against the State. Rotterdam: Sense Publishers, 2011. BUTLER, Judith. Undoing gender. New York: Routledge, 2004. CAMNITZER, Luis. Didáctica de la Liberación: Arte Concep-tualista Latinoamericano. Murcia: CENDEAC, 2009. DIAS, Belidson. O I/Mundo da Educação em Cultura Visual.Brasília: Editora da Pós-graduação em arte da Universidade de Brasília, 2011. HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressões e Mudança na Educa-ção: Os Projetos de Trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998. MIGNOLO, Walter. Local Histories/ Global Designs: Colo-niaity, Subaltern Knowledges and Border Thinking. NJ: Princeton University Press, 2012. MISKOLCI, Richard. Teoria Queer: um aprendizado pelas di-ferenças. Belo Horizonte: Autêntica Editora, Universidade Federal de Ouro Preto, 2012. SULLIVAN, Graeme. Art Practice as Research: Inquiry in Vi-sual Arts. LA: SAGE Publications, 2010. TREND, David. Cultural Pedagogy: Art, Education, Politics. New York: Bergin & Garvey, 1992. VICTORIO FILHO, Aldo. Ensino de arte hoje: desafios, sen-tidos e sintonias. In Anais da 31ª Reunião da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, Ca-xambu, 2008. WEINER, Eric. Making the Pedagogical (Re) Turn: Henry Giroux ́s Insurgent Cultural Pedagogy. JAC. Vol. 21 No. 2, p. 434- 451, Spring, 2001.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
1210/2 2020.1 ARTES VISUAIS/PPG-Arte - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
1198/2 2020.1 ARTES VISUAIS/PPG-Arte - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
1210/1 2019.1 ARTES VISUAIS/PPG-Arte - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
1180/1 2020.1 ARTES VISUAIS/PPG-Arte - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
1198/1 2019.1 ARTES VISUAIS/PPG-Arte - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
1244/1 2019.2 ARTES VISUAIS/PPG-Arte - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
5690/1 2016.2 ARTES VISUAIS/PPG-Arte - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app34_Prod.sigaa28 v4.9.10.97