Ementa: |
Conteúdo designado a partir de pessoal docente disponível, do interesse dos alunos e da necessidade de reforço em
determinado tema. Leituras, discussões e pesquisas relevantes para as principais tendências em Educação da Artes Visuais. Temas variam em torno do estudo da visualidade e educação, pedagogias críticas, globalização, contextos sociais, multiculturalismo, transculturalismo, pós-colonialismo, estudos visuais e cultura visual, e educação em artes visuais com base comunitária. |
Referências: |
ATKINSON, Dennis. Pedagogy against the State. JADE. Vol. 27, No. 3, p. 226- 240, 2008. _____. Contemporary Art and Art in
Education: The New, Emancipation and Truth. iJADE, Vol. 31, No. 1, p. 5 - 18, 2012. ATKINSON, Dennis. Art, Equality and
Learning: Pedagogies against the State. Rotterdam: Sense Publishers, 2011. BUTLER, Judith. Undoing gender. New York:
Routledge, 2004. CAMNITZER, Luis. Didáctica de la Liberación: Arte Concep-tualista Latinoamericano. Murcia: CENDEAC,
2009. DIAS, Belidson. O I/Mundo da Educação em Cultura Visual.Brasília: Editora da Pós-graduação em arte da Universidade
de Brasília, 2011. HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressões e Mudança na Educa-ção: Os Projetos de Trabalho. Porto Alegre:
Artmed, 1998. MIGNOLO, Walter. Local Histories/ Global Designs: Colo-niaity, Subaltern Knowledges and Border Thinking. NJ:
Princeton University Press, 2012. MISKOLCI, Richard. Teoria Queer: um aprendizado pelas di-ferenças. Belo Horizonte:
Autêntica Editora, Universidade Federal de Ouro Preto, 2012. SULLIVAN, Graeme. Art Practice as Research: Inquiry in Vi-sual
Arts. LA: SAGE Publications, 2010. TREND, David. Cultural Pedagogy: Art, Education, Politics. New York: Bergin & Garvey, 1992.
VICTORIO FILHO, Aldo. Ensino de arte hoje: desafios, sen-tidos e sintonias. In Anais da 31ª Reunião da Associação Nacional de
Pós-graduação e Pesquisa em Educação, Ca-xambu, 2008. WEINER, Eric. Making the Pedagogical (Re) Turn: Henry Giroux ́s
Insurgent Cultural Pedagogy. JAC. Vol. 21 No. 2, p. 434- 451, Spring, 2001. |