Universidade de Brasília Brasília, 05 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS COMPARADOS SOBRE AS AMÉRICAS (11.01.01.13.01.03)
Código: PPGECSA2411
Nome: TEORIA E MÉTODOS NAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: A disciplina objetiva discutir a relação entre teoria e método nas ciências sociais, buscando ressaltar a fecundidade de alguns métodos, procedimentos e estratégias de investigação de maneira a proporcionar aos estudantes instrumentos úteis à realização de suas pesquisas. Ao se exercitarem em metodologias quantitativas e qualitativas, os alunos terão a oportunidade de refletir sobre os limites dos métodos praticados, ao mesmo tempo em que examinarão o significado de um conjunto de conceitos cruciais na epistemologia das ciências como os de explicação, compreensão, verdade, veracidade, dentre outros.
Referências: "o AMONOO, R. F. ""Elements of Ethics for the Researcher"". In: BERTHOUD, G. ITTER-LIVER, B. (eds). The Responsible Scholar: Ethical Considerations in the Humanities and Social Sciences. Canton: Watson, 1996, pp. 193-201.o APEL, K-O. Transformação da Filosofia. São Paulo: Edições Loyola, 2000.o CRAPANZANO, V. ""On the Writing of Ethnography"". In: Dialectical Anthropology, nº 2, 1977, pp. 69-73.o GADAMER, H-G. Verdad y Método II. Salamanca: Ediciones Sigueme, 1992.o GIDDENS, A. Hermeneutics: Questions and Prospects. Amherst: The University of Massachusetts Press, 1984.o HABERMAS, J. Dialética e Hermenêutica: Para a crítica da hermenêutica de Gadamer. Porto Alegre: L&PM, 1987.o HELLER, F. ""Use and Abuse of Science"". In: The Use and Abuse of Social Science. Newbury Park: Sage, 1986, pp. 123-142.o MOESSINGER, P. ""Social Science, Humanities, and Scientific Responsibility: A Comment"". In: BERTHOUD, G. ITTER-LIVER, B. (eds). The Responsible Scholar: Ethical Considerations in the Humanities and Social Sciences. Canton: Watson, 1996, pp. 271-278.o THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1988.o VIDICH, A. ""A Comparison of Participant Observation and Survey Data"". In: American Sociological Review, v. 20, nº 01, 1955, pp. 28-33."
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
3671/1 2017.1 ANTROPOLOGIA/PPGAS - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
3697/1 2016.1 ANTROPOLOGIA/PPGAS - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
3697/-2 2015.1 ANTROPOLOGIA/PPGAS - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
3816/1 2017.1 CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGECSA - Mestrado - Presencial Sim 0 Sim
3824/1 2015.1 CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGECSA - Doutorado - Presencial Sim 0 Sim
3816/2 2023.2 CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGECSA - Mestrado - Presencial Sim 0 Sim
3824/2 2023.2 CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGECSA - Doutorado - Presencial Sim 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app39.sigaa39 v4.9.10.122