Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS - PPG-ARTE (11.01.01.14.07) |
Código: |
PPGARTE2447 |
Nome: |
TÓPICOS ESPECIAIS EM ARTE E TECNOLOGIA 2 |
Carga Horária Teórica: |
60 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa: |
O curso seguirá uma metodologia de aulas expositivas e participativas. A cada semana o(a)s aluno(a)s deverão elaborar individualmente um texto sobre a compreensão dos conceitos discutidos em sala de aula. Nas duas primeiras semanas a turma se dividirá em grupos que, no final do semestre, deverão apresentar um seminário sobre temas a serem posteriormente estabelecidos. Quando se pensa sobre a cibercultura, questões como virtualidade, hipertextualidade, (inter)conexão, imersão, desmaterialização, desterritorialização, entre outras, são fundamentais. Compreender a cibercultura é compreender a formação de um novo processo social, é compreender ?um novo conjunto de símbolos, de atributos, de interação e de inter-relação que se pretende pensar histórica, filosófica e antropologicamente.a partir do sujeito e do objeto que o constitui?, como fala Pierre Lévy. |
Referências: |
Anais dos #ART. Encontro de Arte e Tecnologia: 2010, 2011 e 2012. ADORNO, Theodor W. & HORKHEIMER, Max. A indústria cultural. O iluminismo como mistificação de massa. Tradução de Júlia Elisabeth Levy. In LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de massa. 5ª ed. ? São Paulo: Editora Paz e Terra, 2000. ARANTES, Priscila. Arte e mídia: perspectivas da estética digital. ? São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005. ASCOTT, Roy. Cultivando o hipercórtex. Tradução de Flavia Saretta. In DOMINGUES, Diana (Org.). A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. ? São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997. ARENDT, Hannah. A crise da cultura: sua importância social e política. In Entre o passado e o futuro. Tradução de Mauro W. Barbosa de Almeida. ? 5ª. ed. ? São Paulo: Editora Perspectiva. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. In LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de massa. 5ª ed. ? São Paulo: Editora Paz e Terra, 2000.Tradução de Maria Carmelita Pádua Dias. ? Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004. BAUDRILLARD, Jean. Tela total: mito-ironias do virtual e da imagem. 2a. ed. tradução de Juremir Machado da Silva.? Porto Alegre: Editora Sulina, 1999. |
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