Universidade de Brasília Brasília, 01 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS - PPG-ARTE (11.01.01.14.07)
Código: PPGARTE2447
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS EM ARTE E TECNOLOGIA 2
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: O curso seguirá uma metodologia de aulas expositivas e participativas. A cada semana o(a)s aluno(a)s deverão elaborar individualmente um texto sobre a compreensão dos conceitos discutidos em sala de aula. Nas duas primeiras semanas a turma se dividirá em grupos que, no final do semestre, deverão apresentar um seminário sobre temas a serem posteriormente estabelecidos. Quando se pensa sobre a cibercultura, questões como virtualidade, hipertextualidade, (inter)conexão, imersão, desmaterialização, desterritorialização, entre outras, são fundamentais. Compreender a cibercultura é compreender a formação de um novo processo social, é compreender ?um novo conjunto de símbolos, de atributos, de interação e de inter-relação que se pretende pensar histórica, filosófica e antropologicamente.a partir do sujeito e do objeto que o constitui?, como fala Pierre Lévy.
Referências: Anais dos #ART. Encontro de Arte e Tecnologia: 2010, 2011 e 2012. ADORNO, Theodor W. & HORKHEIMER, Max. A indústria cultural. O iluminismo como mistificação de massa. Tradução de Júlia Elisabeth Levy. In LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de massa. 5ª ed. ? São Paulo: Editora Paz e Terra, 2000. ARANTES, Priscila. Arte e mídia: perspectivas da estética digital. ? São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005. ASCOTT, Roy. Cultivando o hipercórtex. Tradução de Flavia Saretta. In DOMINGUES, Diana (Org.). A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. ? São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997. ARENDT, Hannah. A crise da cultura: sua importância social e política. In Entre o passado e o futuro. Tradução de Mauro W. Barbosa de Almeida. ? 5ª. ed. ? São Paulo: Editora Perspectiva. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. In LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de massa. 5ª ed. ? São Paulo: Editora Paz e Terra, 2000.Tradução de Maria Carmelita Pádua Dias. ? Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004. BAUDRILLARD, Jean. Tela total: mito-ironias do virtual e da imagem. 2a. ed. tradução de Juremir Machado da Silva.? Porto Alegre: Editora Sulina, 1999.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
1210/1 2019.1 ARTES VISUAIS/PPG-Arte - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
1210/2 2020.1 ARTES VISUAIS/PPG-Arte - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
1198/2 2020.1 ARTES VISUAIS/PPG-Arte - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
1180/1 2020.1 ARTES VISUAIS/PPG-Arte - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
1198/1 2019.1 ARTES VISUAIS/PPG-Arte - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
1244/1 2019.2 ARTES VISUAIS/PPG-Arte - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
5690/1 2016.2 ARTES VISUAIS/PPG-Arte - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app46_Prod.sigaa40 v4.9.10.97