Universidade de Brasília Brasília, 16 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E ESCOLAR - PGPDE (11.01.01.20.03.02)
Código: PGPDE3385
Nome: PSICOLOGIA, EPISTEMOLOGIA E FILOSOFIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PGPDE2070 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: A questão epistemológica e filosófica do conhecimento. Conhecimento, verdade e teoria. Conhecimento, descoberta e ciência. Psicologia, ciência e cultura. Concepção de evolução e desenvolvimento humano. Teorias e metodologias para o estudo do desenvolvimento humano, processos educativos e Psicologia Escolar.
Referências: "BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR:Abbey, Ruth (2004). Charles Taylor. New York: Cambridge University Press.Abib, José Antonio Damásio (2009). Epistemologia pluralizada e história da Psicologia. ScientiaeStudia, 7 (2), 195-208.Alfonso-Goldfarb, Ana Maria (1994) História da ciência. São Paulo: Ed. Brasiliense.Andery, Maria Amália Micheletto, Nilza et alli (1996). Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo São Paulo: EDUC.Assoun, Paul Laurent (1978) Freud, a Filosofia e os Filósofos. Hilton Japiassú Trad. Rio de janeiro: Liv. Francisco Alves Editora. (Trabalho original publicado em 1976, pela Presses Universitaires de France.).Bachelard, Gaston (1983) A Epistemologia. Rio de Janeiro: Zahar. Baggini, Julian (2005). O porco filósofo: 100 experiências de pensamento para a vida cotidiana. Rio de Janeiro: Ediouro.Balleste, Rômulo Marques dos Santos Cabral, Ricardo de Barros. Crítica ao postulado positivista da psicologia: de Heidegger a Foucault. Fractal, Rev. Psicol. [online]. 2012, vol.24, n.3, pp. 639-654.Barten, Sybil S. Franklin, Margery B. (1978). Developmental Processes: Heinz Werner's selected writings (Vol. 1). New York: International Universities Press.Bock, Ana M. B. (1999) Aventuras do Barão de Münchhausen na psicologia. São Paulo: Cortez Editora. 207 páginas.Bronfenbrenner, Urie (2011). Bioecologia do Desenvolvimento Humano: tornando os humanos mais humanos. Porto Alegre: Artmed.Bunge, Mario (1980) Epistemologia: Curso de Atualização. Claudio Navarra, Trad. São Paulo: EDUSP. 246 páginas.Bunge, Mario e Ardila, Rubén (1988) Filosofia da Psicologia Barcelona: Editorial Ariel S.A. 435 páginas.Bruner, Jerome (1999). Atos de Significação. Porto Alegre: Artmed.Bruner, Jerome (2008). Sobre o conhecimento. São Paulo: Ed. Phorte.Campos, Marta Helena Freitas (Org.) (2008). História da Psicologia: pesquisa, formação, ensino. Rio de Janeiro: Centro Eldenstein. (versão online, disponível em: <http://books.scielo.org>).Canguilhem, George (1968) Qu´est-ce que c´est la psychologie? Em: Études d´histoire et de philosophie des sciences. Paris: Vrin, 1968. xx páginas. (trad. Maria da Glória Ribeiro da Silva ""O que é a Psicologia?"").Canguilhem, Georges (2009). O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense.Chacon Fuertes, Pedro (2001) Filosofía de la Psicología. Madri: Biblioteca Nueva.Chatelet, François (1994). Uma história da razão: entrevistas com Emile Noël. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.Chauí, Marilena (1994a) Convite à Filosofia. São Paulo: Ática Ed.,1994. 440 p.Dessen, Maria Auxiliadora e Costa Júnior, Aderson (orgs.) (2005) A Ciência do Desenvolvimento Humano. Tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: Artmed.Farr, Robert (2006). As origens da Psicologia Social Moderna. Petrópolis, RJ: VozesFayerabend, Paul (1986). Tratado contra el Método: esquema de uma teoria anarquista del conocimiento. Buenos Aires: Tecnos.FEIJOO, Ana Maria Lopez Calvo de. A crise da subjetividade e o despontar das psicologias fenomenológicas. Psicol. estud. [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 409-417. Figueiredo, Luis Claudio Mendonça (2007). A invenção do psicológico: quatro séculos de subjetivação. São Paulo: EDUC/Escuta.Figueiredo, Luis Claudio Mendonça (2008). Matrizes do pensamento psicológico. Petrópolis, RJ: Vozes.Figueiredo, Luís Cláudio M Santi, Pedro Luiz Ribeiro de (1999). Psicologia: uma (nova) introdução : uma visão histórica da psicologia como ciência. São Paulo: EDUC.Foucault, Michel (2000). As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes.Freitag, Barbara (1990). A Teoria Crítica ontem e hoje. São Paulo: Brasiliense.Grzybowski, Carlos Tadeu. Por uma teoria integradora para a compreensão da realidade. Psicol. estud.[online]. 2010, vol.15, n.2, pp. 373-379. ISSN 1413-7372.Griffits, Morwena e Whitford, Margaret, (Eds.) (1988) Feminist Perspectives in Philosophy. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press.Habermas, Jurgen (1982) Conhecimento e"
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PGPDE2070 - EPISTEMOLOGIA E METODOLOGIA EM PSIC. DO DESENVOLVIMENTO E ESCOLAR
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PGPDE2070 ) ATIVO 01/08/2019

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