Universidade de Brasília Brasília, 16 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE (11.01.01.07.04)
Código: PPGE2504
Nome: PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGE6606 ) OU ( PPGE6607 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: O Apresentação de abordagens da pesquisa educacional que contribuam para o amadurecimento dos projetos de dissertação dos mestrandos.Bases da pesquisa qualitativa e da pesquisa quantitativa, no plano epistemológico e metodológico. Discussão metodológica e trabalhos práticos na pesquisa qualitativa e na pesquisa de survey .
Referências: Bibliografia Básica:1. SANTOS FILHO, José Camilo SANCHES GAMBOA, Silvio. Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 1998.2. TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais. A Pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987. Bibliografia Complementar:ALVES-MAZZOTI, Alda J. GEWANDSZNAJDER, Fernando. O Método nas Ciências Naturais e Sociais. Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. 2. Ed , São Paulo:Pioneira, Thomson Learning, 2001.BOOTH, Wayne C. COLOMB, Gregory G WILLIAMS, Joseph M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.ECO, Umberto. Como se faz uma tese.São Paulo: Perspectiva, 1989.GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisas. São Paulo: Atlas, 1988.GONSALVES, Elisa P. Iniciação à Pesquisa Científica. Campinas: Alínea, 2001. LAKATOS, Eva M. MARCONI, Marina de A . Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1991.LAVILLE, Christian DIONNE, Jean. A Construção do Saber. Manual de Metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artes Médicas Belo Horizonte: UFMG, 1999.LEFEBVRE, Henri. Lógica Formal/Lógica Dialética. 5ª. Ed.Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.SÁNCHEZ-GAMBOA, Silvio. Pesquisa Educacional. Métodos e Epistemologias. Chapecó: Argos, 2007.SEVERINO, Antônio J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2002.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PPGE6606 - PESQUISA EM EDUCAÇÃO: ABORDAGEM DIALÉTICA
PPGE6607 - PESQUISA EM EDUCAÇÃO 1
PPGE6644 - PESQUISA EDUCACIONAL: ABORDAGENS QUALITATIVAS
PPGEP3435 - PESQUISA APLICADA A EDUCAÇÃO
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGE6606 ) OU ( PPGE6607 ) ATIVO 01/08/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
345/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
337/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2895/1 2018.2 PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA/PPG-PSICC - Mestrado - Presencial Não 0 Não

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app34.sigaa34 v4.9.10.124