Universidade de Brasília Brasília, 16 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA - PPGBOT (11.01.01.12.01.01)
Código: PPGBOT0227
Nome: ETNOBOTÂNICA, ETNOFARMACOLOGIA, CONSERVAÇÃO E EVOLUÇÃO DE PLANTAS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Histórico e conceitos em etnobotânica e etnofarmacologia. Delineamento depesquisas, métodos de coleta, e análise de dados, incluindo fitoquímica. Autorizações e bioética.. Conhecimento tradicional associado à diversidade biológica, conservação,manejo e domesticação de plantas. Determinação da eficácia e segurança terapêutica de remédios tradicionais. Retorno da pesquisa para as comunidades.
Referências: ALBUQUERQUE, U. P., LUCENA, E. F. P. & CUNHA, L. V. F. C. (orgs). 2010.Métodos e técnicas na pesquisa etnobiológica e etnoecológica. Recife, Nuppea.559 p.ALEXIADES, M.N. 1996. Selected guidelines for ethnobotanical research: a fieldmanual. New York, The New York Botanical Garden. 306 p.AMOROZO, M.C.M., MING, L.C. & SILVA, S.P. (eds). 2002. Métodos de coleta eanálise de dados em etnobiologia, etnoecologia e disciplinas correlatas. RioClaro, UNESP. 204 p.BALICK, M.J. & COX, P.A. 1999. Plants, people and culture: the science ofEthnobotany. New York: Scientific American Library / HPHLP. 228 p.BERLIN, B. 1992. Ethnobiological classification: principles of categorization of plantsand animals in traditional societies. Princeton: Princeton University Press.CORDELL, G.A. 2011. Phytochemistry and traditional medicine – A revolution inprocess. Phytochemistry Letters 4: 391-398.CUNNINGHAM, A.B. 2001. Applied ethnobotany: people, wild plant use andconservation manual. London: Royal Botanic Gardens / WWF, UNESCO. 300p. DIEGUES, A.C.S. & ARRUDA, R.S.V. (orgs.). 2001. Saberes tradicionais ebiodiversidade no Brasil. Ministério do Meio Ambiente, Brasília.MARTIN, G.J. 2001. Etnobotánica, Manual de métodos. WWF, UNESCO, RBG Kew.Editorial Nordan-Comunidad, Montevideo, Uruguay.SMITH, B. D. 2012. A Cultural Niche Construction Theory of Initial Domestication.Biological Theory 6: 260-271.Bibliografia ComplementarALMEIDA, M.Z. 2000. Plantas medicinais. Salvador, EDUFBA. 192 p.CLEMENTS, C.R. et al. 2015. The domestication of Amazonia before Europeanconquest. Proceedings of the Royal Society Publishing 282: 20150813.CORDELL, G.A. COLVARD, M.D. 2005. Some thoughts on the future ofethnopharmacology. Journal of Ethnopharmacology 100: 5-14,CUNNINGHAM, S. 2008. Enciclopédia de las hierbas mágicas. Buenos Aires, Grupal.336 p.DI STASI, L.C. 1996. Plantas medicinais: arte e ciência. Um guia de estudointerdisciplinar. São Paulo: UNESP. 230p.GERTSCH, J. How scientific is the science in ethnopharmacology? Historicalperspectives and epistemological problems. Journal of Ethnopharmacology 122:177-183, 2009.HEINRICH, M. 2006. Ethnobotany and ethnopharmacology – Interdisciplinary linkswith the historical sciences. Journal of Ethnopharmacology 107: 157-160.JÄGER, A.K. 2005. Is traditional medicine better off 25 years later? Journal ofEthnopharmacology 100: 3-4.MELLO, J.F. 1980. Plants in traditional medicine in Brazil. Journal ofEthnopharmacology 2: 49-55.RIBEIRO- SILVA, S. 1998. Plantas do Cerrado Utilizadas pelas Comunidades daRegião do Grande Sertão Veredas. Brasília: Prática Gráfica e Editora Ltda. 107pSOEJARTO, D.D. et al. 2005. Ethnobotany/ethnopharmacology and massbioprospecting: Issues on intellectual property and benefit-sharing. Journal ofEthnopharmacology 100: 15-22.VIEIRA, R.F. et al. 2002. Estratégias para Conservação e Manejo de RecursosGenéticos de Plantas Medicinais e Aromáticas: Resultados da 1a ReuniãoTécnica. Brasília: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia / Ibama. 184 p.WALLER, D. P. Methods in Ethnopharmacology. Journal of Ethnopharmacology 38:189-195,
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2381/1 2021.2 BOTÂNICA/PPGBOT - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2381/-2 2016.1 BOTÂNICA/PPGBOT - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2496/1 2015.2 BOTÂNICA/PPGBOT - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
2496/-1 2015.1 BOTÂNICA/PPGBOT - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

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