Universidade de Brasília Brasília, 28 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN - PPGDESIGN (11.01.01.14.04.01)
Código: PPGDSGN2512
Nome: FUNDAMENTOS EM DESIGN, INFORMAÇÃO E INTERAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGC0008 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Estudos teóricos, críticos, estéticos, históricos e da prática do design de informação e interação. Analisa os modelos e métodos investigativos utilizados na área. Avalia a prática do design de informação e sua aplicação em pesquisas.
Referências: • BAER, Kim; VACARRA, Jill. Information design workbook: graphic approaches, solutions, and inspiration + 30 case studies. Beverley: Rockport Publishers, 2008. • JACOBSON, Robert E. Information design. Illinois, Massachusetts: MIT Press, 2000. • KRUG, S. Don't make me think!: a common sense approach to web usability. 2. ed. Berkeley: New Riders, 2006. • PREECE, Jennifer; ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen. Design de interação: além da interação homem-computador . 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. • SAFFER, Dan. Designing for interaction: creating smart applications and clever devices. Berkley: Aiga, 2007. • SMITH, Patricia L.; RAGAN, Tillman J. Instructional design. John Wiley & Sons, 2005. • SPENCER, R. Information visualization: design for interaction. 2nd Edition London: Pearson Prentice Hall, 2007. • TIDWELL, Jenifer. Designing interfaces. Beijing: O'Reilly, 2006 • TUFTE, Edward R. Beautiful Evidence. Graphics, 2006. • TUFTE, Edward R. Visual explanations: images and quantities, evidence and narrative. Cheshire, Connecticut: Graphics Press, 1997.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PPGC0008 - FUNDAMENTOS EM DESIGN DE INFORMAÇÃO E INTERAÇÃO
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGC0008 ) ATIVO 01/08/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
540/1 2019.2 DESIGN/PPGDESIGN - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app27_Prod.sigaa25 v4.9.10.115