Universidade de Brasília Brasília, 13 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA - PPGDH (11.01.25.04)
Código: PPGDH2528
Nome: POLÍTICAS PÚBLICAS, MOVIMENTOS SOCIAIS E INTERSECCIONALIDADE
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 99
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa:
Referências: BibliografiaObrigatória 1. MULLER, Pierre. As políticas públicas. Rio de Janeiro: UFF Ed, 2018.2. FILICE, Renísia Cristina Garcia. Raça e classe na gestão da educação básica brasileira: a cultura na implementação de políticas públicas. Autores Associados, 2011. 3. hooks, bell. Ensinando a transgredir: a Educação como prática de liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla- São Paulo. 2013. Editora Martins Fontes, 2013. Recomendada: 1. BOTELHO, Denise nascimento, wanderson flor do. Celebração móvel: políticas públicas, transversalidade e interseccionalidade de gênero e raça. In: SANTOS, Debora Silva GARCIA-FILICE, Renísia Cristina RODRIGUES, Ruth Meyre Mota. A transversalidade de gênero e raça nas políticas públicas: limites e possibilidades. 2. BRUGUÉ, Quim. Transversalidad: del concepto a la práctica, de las ideas a los resultados. IGoP– UAB, Barcelona, 2008 3. CRUZ, F. N. B. DAROIT, D. Das vias para o desenvolvimento democrático: regimentos internos de conselhos de políticas públicas como instrumentos de ação pública transversal e participativa. GIGAPP ESTUDIOS, v. 66-71, p. 231-254-254, 2017 4. CRUZ, F. N. B. DAROIT, D. Dos nexos efêmeros ao fazer estado: ensaio sobre transversalidade em conferências nacionais de políticas públicas. REVISTA NAU SOCIAL, v. 8, p. 103-124, 2017. 5. DIVAY, Gérard SLIMANI, Youssef. Hybridity and integration in local collective action: an analytical framework. International Review of Administrative Sciences, v. 84, n. 3, p. 435-451, 2018.6. DOWBOR, Monika CARLOS, Euzeneia ALBUQUERQUE, Maria do Carmo. As origens movimentalistas de políticas públicas: uma proposta analítica aplicada a criança e adolescente, direitos humanos e saúde. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, n. 105, p. 47-80, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102 64452018000300003&script=sci_arttext 7. FIGUEIREDO, Angela. Descolonização do conhecimento no século XXI. In Santiago, Ana Rita (et al). Descolonização do conhecimento no contexto afrobrasileiro. Cruz das Almas/BA: UFRB, 2017, p. 79-106. (https://www1.ufrb.edu.br/editora/component/phocadownload/category/2-ebooks?download=96:descolonizacao-do-conhecimento) 8. FRASER, Nancy. Justiça anormal. Revista da Faculdade de Direito da USP, v. 108, p. 739-768, 2013. Disponível em: http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/68001-89968-1-pb.pdf9. GARCIA FILICE, Renísia C. & CARNAÙBA, Rayssa A. Metodologia interativa na gestão de políticas públicas: métodos combinados numa abordagem antissexista e antirracista. In: Oliva, Anderson Chaves, Marjorie N GARCIA-Filice, Renísia C.& nascimento, wanderson flor. Tecendo redes Antirracistas: Áfricas, Brasis, Portugal. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. (Coleção cultura negra e identidades 18 / coordenação Nilma Lino Gomes).10. GARCIA - FILICE, Renísia C. Tem racismo no Brasil! E, eu com isso?: uma reflexão sobre políticas afirmativas, educação, o artigo 26-A da LDB no Distrito Federal e você. In: Acusações de racismo na capital da República : obra comemorativa dos 10 anos do Núcleo de Enfrentamento à discriminação do MPDFT / coordenador, Thiago André Pierobom de Ávila autores, Ana Claudia Farranha ... [et al.]. – Brasília : MPDFT, Procuradoria Geral de Justiça, 2017. 10. HIRATA, Helena. Gênero, classe e raça. Interseccionalidade e consubstancialidade das relações sociais. In: Tempo Social: Revista de Sociologia da USP. Vol 26, n1, 2014. Disponível em:http://www.journals.usp.br/ts/article/view/84979 11. OLIVEIRA, Dalila Andrade. Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. 12. MBEMBE Achille. Necropolítica. Barcelona: Melusina, 2011. Traducción de Elisabeth Falomir Archambault 13. TARRAGÓ, Daniel BRUGUÉ, Quim CARDOSO JR, José Celso. A administração pública deliberativa: inteligência coletiva e inovação institucional a serviço do público. Textos para Discussão, IPEA, 2015. Disponível em: http:
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
1252/1 2019.2 DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA/PPGDH - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

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