Universidade de Brasília Brasília, 28 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA - PPGECO (11.01.01.02.14)
Código: PPGNH3268
Nome: ECONOMIA BRASILEIRA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGECO6532 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: O gráfico do PIB per capita médio mundial desde a Revolução Neolítica (-10.000 anos BC)até hoje tem um formato de taco de hóquei. Ele segue uma trajetória extremamente baixa por quasetodo o período até que, de repente, por volta do final do século XVIII, faz uma forte inflexão paracima chegando aos dias atuais em um nível que é várias ordens de magnitude maior do que era ameros 250 anos atrás. Este processo é o que Diedre McCloskey chama de The Great Enrichment.O primeiro objetivo desta disciplina é entender por que e como isto aconteceu.Outro fato estilizado sobre o processo de crescimento econômico de longo prazo aparecese em vez de plotar a média mundial, for plotado o PIB per capita de cada país. O que se vê é queum pequeno grupo de mais ou menos 30 países atingiu um alto nível de renda enquanto quase todosos outros persistem em um nível relativamente baixo, sem que seja aparente para o futuro umprocesso convergência. O segundo objetivo desta disciplina é entender por que existe e persiste estadisparidade de performance econômica de longo prazo entre países. Se a literatura de Economiasabe a natureza e as causas da riqueza das nações, por que todos os países não são ricos?Finalmente, temos um interesse particular pelo caso brasileiro. O Brasil está no grupo depaíses com renda inferior. No entanto, de 1930 a 1975 o Brasil foi um dos países que mais cresceuno mundo. Desde então tem experimentado crescimento medíocre e volátil. O terceiro objetivodesta disciplina é entender a natureza e as causas da riqueza do Brasil.Entender o processo de crescimento econômico de longo prazo é a mais fundamentalpergunta das Ciências Econômicas. Desde Adam Smith tem havido uma diversa gama de abordagens ou escolas que tentam compreender o que faz os países crescerem e por que as experiências mundiais têm sido tão diversas. A disciplina está estruturada em torno de 18 diferentes abordagens a estas perguntas (ver o cronograma abaixo). Na primeira aula faremos um apanhado das abordage
Referências:
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PPGECO6532 - HISTÓRIA POLÍTICA ECONÔMICA BRASILEIRA
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGECO6532 ) ATIVO 01/08/2019
( PPGECO6532 ) INATIVO 01/08/2019 03/04/2023
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
60925/1 2017.1 ECONOMIA/PPGECO - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
7528/1 2019.2 NUTRIÇÃO HUMANA/PPGNH - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
1414/1 2020.1 ECONOMIA/PPGECO - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
3247/1 2017.1 ECONOMIA/PPGECO - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
60941/1 2016.1 ECONOMIA/PPGECO - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
60917/1 2017.1 ECONOMIA/PPGECO - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
60933/1 2016.1 ECONOMIA/PPGECO - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
1350/1 2020.1 ECONOMIA/PPGECO - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

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