Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO/PPGCOM (11.01.01.03.03) |
Código: |
PPGC0099 |
Nome: |
ESTADO E POLÍTICA |
Carga Horária Teórica: |
60 h. |
Carga Horária Prática: |
60 h. |
Carga Horária Total: |
120 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
( PPGC0097 ) OU ( PPGC0098 ) OU ( PPGSOL2537 )
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa: |
ESTUDO E CRITICA DAS RELACOES ENTRE ESTADO E SOCIEDADE, PRINCIPALMEN-TE NA OTICA DA POLITICA SOCIAL. CARACTERISTICAS DE UMA POLITICA SOCIALDO ESTADO, E DE UMA SOCIEDADE MANIPULADA PELO ESTADO. FUNCOES DO PLANE-JAMENTO COMO INSTITUICAO DO ESTADO, E COMO MOVIMENTO E A PARTIR DA POPU-LACAO INTERESSADA. PLANEJAMENTO SOCIAL NO BRASIL: EVOLUCAO SITUACOES,PERSPECTIVA. INDICADORES SOCIAIS: PERFIL DA POBREZA E DA DESIGUALDADESOCIAL E REGIONAL. ANALISE DAS CONDICOES DE VIABILIDADE SOCIO-ECONOMICAE POLITICA DO DESENVOLVIMENTO, EM FUNCAO DO CONTEUDO POLITICO-IDEOLOGICODOMINANTE. ESTUDO DAS RELACOES ENTRE PARTICIPACAO, TECNOLOGIA E PODER. |
Referências: |
MANNHEIM, K. SAO PAULO LIBERDADE, PODER PLANIFICACAO ED. M. JOU 1972 GUILLERM, A. & BOUDET, V. RIO DE JANEIRO AUTOGESTACAO: UMA MUDANCA RADICAL ED. ZAHAR 1976 ABRAMS. P. & MCCULLOCH, A. COMMUNES, SOCIOLOGY AND SOCIETY ED. C. UN.PRESS 1976 CHALOULT, V. PETROPOLIS ESTADO, ACUMULACAO E COLONIALISMO INTERNO ED. VOZES 1978 FIGUEIREDO, V. RIO DE JANEIRO DESENVOLVIMENTO DEPENDENTE BRASILEIRO - INDUS- ED. ZAHAR 1978 TRIALIZACAO, CLASSES SOCIAIS E ESTADO. DOBB, M. MEXICO ECONOMIA DEL BIENESTAR Y ECONOMIA DEL SOCIAL ED. SIGLO 21 1971 WOLFE, M. ELUSIVE DEVELOPMENT ED. UNRISD/ 1981 CEPAL |
|
|
|