Universidade de Brasília Brasília, 08 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA - PPGL (11.01.01.19.02.01)
Código: PPGL2572
Nome: TÓPICOS DE ANÁLISE DE DISCURSO 1
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 99
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: CONTEUDO A SER DEFINIDO A CADA OFERTA.
Referências: Bawarshi, Anis S. & Reiff, Mary Jo. Gênero: História, Teoria, Pesquisa, Ensino. 1a ed. – São Paulo: Parábola, 2013. Bazerman, C. Systems of genres and the enactment of social intentions. In Freedman A, Medway P (eds.) Genre and the New Rhetoric. Taylor & Francis, London, 1994, pp. 79–101. Butt, D. et alii. Using functional grammar: an explorer’s guide. 2nd edition. Sydney: Macquarie University, 2000. Denzin, N. K.; Lincoln, Y. S. (Editores). Handbook of qualitative research. (2 Ed.). Thousand Oaks, Califórnia: Sage Publications. 2000. Denzin, N. K.; Lincoln, Y. S. Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006. Eggins, S. (2004). An Introduction to Systemic Functional Linguistics. 2a ed. Londres: Continuum International Publishing Group. Faiclough, N. (2003). Analysing Discourse: Textual analysis for social research. Londres: Routledge. Feez, S., & Joyce, H. Text-based syllabus design. Sydney: National Centre for English Language Teaching and Research, Macquarie University, 1998. Flick, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008. Fuzer, Cristiane & Cabral, Sara Regina Scotta. Introdução à Gramática Sistêmico- Funcional em Língua Portuguesa. Coleção As Faces da Linguística Aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 2014. Garcia, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. 17. ed., reimpressão. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1999. Ghio, E. & Fernández, M.L. (2005). Manual de Lingüística Sistémico Funcional. 1a ed. Santa Fé (Argentina): Univ. Nacional del Litoral. Gouveia, Carlos A. M. Projecto Tel4ELE Formação de professores para o desenvolvimento da literacia na Europa. Multilinguismo & Empregabilidade - Próximos desafios: A Europa e o Mundo. Conferência AN Proalv, Universidade de Lisboa & Instituto de Linguística Teórica e Computacional, 3 de Dezembro 2013. Halliday, M.A.K. e Matthiessen, C.M.I.M. An introduction to functional grammar. 3. ed., Oxford, Londres: Arnold, 2004. Halliday, M.A.K. e Hasan, R. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford University Press, 1991. Halliday, M. A. K. Language as a Social Semiotic: The Social Interpretation of Language and Meaning. London: Edward Arnold, 1978. Huston, S. Evaluation and ideology in scientific writing. In GHADESSY, M. (ed.), Register Analysis: theory and pratice. London: Pinter, 57-73, 1994. Lincoln, Y. S. The American tradition in qualitative research. Vol. II. Thousand Oaks, California: Sage Publications. 2001. Martin, J. R. & Rose, D. Working with discourse: meaning beyond the clause. London, New York: Continuum, 2003. Muniz da Silva, E.C. Letramentos e Gêneros do Discurso no Ensino Fundamental. Coleção: Linguagem & Sociedade Vol. 12 Campinas, SP: Pontes Editores, p. 207-229, 2015. ________. Leitura e produção de gêneros textuais na escola. In: WAGNER Rodrigues e all, Pesquisas e Língua(gem) e Demandas do Ensino Básico. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014, cap.10. Oliveira, K. C. N. D.; Muniz da Silva, E. C. Reflexões para o ensino de gêneros em língua portuguesa: contribuições da ‘Escola de Sydney’. Diálogos e perspectivas nos estudos do léxico e formação de professores, 2017. Rose, D., Martin, J.R, Learning to Write, Reading to Learn: Genre, Knowledge and Pedagogy in the Sydney School. London: Equinox, 2012. Rose, D, Reading Genre: a new wave of analysis. In Linguistics and the Human Sciences. 2:2, 2007, 185–204 http://www.equinoxpub.com. Thompson, G. Introducing functional grammar. 2. ed., London: Edward Arnold, 2004. Todorov, Tzvetan. The Origin of Genres. Modern Genre Theory. Ed. David Duff. NY: Longman, 2000. Triviños, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. Vian Jr, O; Lima-Lopes, R. A perspectiva teleológica de Martin para a análise de gêneros textuais. In: BONINI, A; MOTTA- ROTH, D; MEURER. J.L. (Orgs.) Gêneros: Teorias, Métodos, Debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
4561/1 2018.1 LINGUÍSTICA/PPGL - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
4570/1 2019.1 LINGUÍSTICA/PPGL - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
4570/-2 2015.1 LINGUÍSTICA/PPGL - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
4618/-2 2016.2 LINGUÍSTICA/PPGL - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
4618/1 2019.1 LINGUÍSTICA/PPGL - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
4600/1 2019.1 LINGUÍSTICA/PPGL - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

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