Ementa: |
Estudo da técnica ficcional e da escrita criativa, do projeto de romance, dos elementos da história ficcional, dos personagens, estrutura e linguagem da narrativa, a partir do design clássico e suas derivações. Parte das contribuições do filósofo espanhol José Ortega y Gasset e do escritor tcheco Milan Kundera em diálogo com aportações atuais no campo da escrita criativa. |
Referências: |
GARDNER, J. A arte da ficção. Rio: Civilização Brasileira, 1997. GORKI, M. Como aprendi a escrever. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1998. KOCH, S. Oficina de escritores. São Paulo: Martins Fontes, 2008. KUNDERA, M. A arte do romance. Rio: Nova Fronteira, 1988. LLOSA, M.V. Cartas a um jovem escritor. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. LODGE, David. A arte da ficção. Porto Alegre: L&PM, 2009. LUBBOCK, Percy. A técnica da ficção. São Paulo: Editora Cultrix - Editora da Universidade de São Paulo, 1976. McCKEE, R. Story - Substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiros. Curitiba: Arte e Letras, 2013.ORTEGA Y GASSET, J. Obras Completas, Madrid: Alianza Editorial - Revista de Occidente, 12 vol, 1994. QUIROGA, H. Decálogo do perfeito contista. São Leopoldo: Unisinos, 1999. SÁBATO, E. O escritor e Seus Fantasmas. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1982. TCHEKHÓV, A. Cartas a Suvórin - 1886-1891. São Paulo: Edusp, 2002. WOOD, J. A mecânica da ficção. Lisboa: Quetzal, 2010 |