Universidade de Brasília Brasília, 28 de Junho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA - POSLIT (11.01.01.19.05)
Código: POSLIT2613
Nome: LITERATURA E ESTUDOS INTERARTES
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 99
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: "O curso, ""Literatura e Intermidialidade: modos de ler,"" será ministrado em seis tópicos, abordando as relações da literatura com o teatro, o cinema e mídias atuais. Essas relações serão pensadas e/ou discutidas a partir dos estudos comparados e midiáticos, considerando as formas da atuação comparatista, as relações interliterárias e os modos de ler. Articulações entre os espaçõs textuais e extratestuais serão estabelecidas a fim de analisar a transposição literária, o texto-roteiro e o texto-imagem. Neste sentido, vamos iniciar os estudos a partir dos desdobramentos do trágico na tragédia moderna sem deixarmos de pensar as ""Ideias Trágicas"", a partir do capítulo do livro de Raymond Williams e da tragédia Antigone, de Sófocles. A partir, portanto, de uma abordagem aristotélica, discutiremos os desdobramentos do trágico em adaptações fílmicas e recriações teatrais, ressaltando os modos de ler o trágico na contemporaneidade. Pretende-se problematizar a ""leitura"" do texto que foi escrito para ser encenado e/ou filmado e, neste sentido, as diferentes formas de leitura (leitura de mesa, leitura ""branca"", leitura interpretada) serão pensadas tendo em vista a relação dialógica entre os textos e as transmutações teatrais e fílmicas."
Referências: "Bibliografia Básica Textos teatrais: ANDRADE, Jorge. ""Vereda da Salvação"" em Marta, a Árvore e o Relógio. São Paulo: Perspectiva, 1986. BUARQUE, Chico Buarque e PONTES, Paulo. Gota D´água: uma tragédia brasileira. Inspirado em concepção de Oduvaldo Vianna Filho. 38ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. GUARNIERI, Gianfrancesco. ""O Filho do cão"" em Teatro de Gianfrancesco Guarneiri. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.. MARCOS, Plínio. ""Querô: uma reportagem maldita"" em Plínio Marcos. São Paulo: Global, 2003. (Coleção Melhor Teatro). MÜLLERr, Heiner. Medeamaterial e outros textos. São Paulo: Paz e Terra, 1993. RODRIGUES, Nelson. ""Os sete gatinhos"" em Teatro completo de Nelson Rodrigues, v. 3 - 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004. Filmes: Medéia, dirigido por Pier Pasolini. Disponível no youtube:https://www.youtube.com/watch?v=Rw1We4PlsjkÓpera do malandro, dirigido por Ruy Guerra. https://www.youtube.com/watch?v=q-KT_pE2-rYOs sete gatinhos, dirigido por Neville de Almeida. Disponível no youtube:https://www.youtube.com/watch?v=Vby_XXEQb_AQuerô, dirigido por Carlos Cortez. Disponível no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=Np0wFuOMs3UVereda da Salvação, dirigido por Anselmo Duarte. Textos Teóricos:BARTHES, Roland. ""Da leitura"". In: BARTHES, Roland. O rumor da língua. Trad. De Mário laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004, p. 30-42.BAUMANN, Zygmunt. Globalização: as conseqüências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999. ______. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. BERGER, John. Modos de Ver. Trad. Lúcia Olinto. Rio de Janeiro: Rocco 1999. BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 6.ed. São Paulo: Hucitec, 1992.________. Os gêneros do discurso. In: Estética da Criação Verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. cap. p. 279-326.BAKTHIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 4ª ed. São Paulo: Editora Unesp, 1998. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985. BORNHEIM, Gerd A. ""Teatro e Literatura"" em Teatro: a cena dividida. Porto Alegre: L&PM, 1983, p. 73-90. CALVINO, I. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. CARVALHAL, T. Literatura Comparada. 4. ed. São Paulo: Ática, 1993. CARVALHAL, T. O próprio e o alheio: ensaios de literatura comparada. São Leopoldo: UNISINOS, 2003. COMPAGNON, Antoine. Os cinco paradoxos da modernidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1996. COSTA, Iná Camargo. A hora e a vez do teatro épico no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. COUTINHO, E & CARVALHAL, T. (Orgs.). Literatura Comparada: textos fundadores. 2. ed.Rio de Janeiro: Rocco, 2011. DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. Lisboa: KKYM, 2012. DINIZ, Thais Flores Nogueira VIEIRA, André Soares. Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Rona EditoraFALE/UFMG, 2012. ECO, U. Sobre a literatura. Rio de Janeiro: Record, 2003. ENTREVISTA com Derrida. El cine y SUS fantasmas. Consultar em: http://bibliotecaignoria.blogspot.com.br/2007/04/entrevista-jacques-derrida-por-cahiers.html#ixzz24ZEQeAUl FLORY, Alexandre e PASCOLATI, Sonia (orgs.) Teatro e Intermidialidade. Maringá: EDUEM, 2015. HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. 2. ed. Trad. André Cechinel. Florianópolis: Ed. UFSC, 2013. JAMESON, Fredric. Espaço e imagem: teorias do pós-moderno e outros ensaios de Fredric Jameson. 4. ed. Org./trad. Ana Lucia de Almeida Gazzola. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2006. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006. LEHMANN, Hans-Thies. Trad. Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac naify, 2007. LUKÁS, György. Arte e sociedade: escritos estéticos. 1932 - 1967. Organização, apresentação e tradução: Carlos Nelson Coutinho e José Paulo Netto. 2 ª ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011. NIETZCHE, Friedrich. Aurora: Reflexões sobre os Preconceitos Morais. Petrópolis: Vozes, 2008. ______. A vontade de pode"
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
4375/1 2018.2 LITERATURA/POSLIT - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
4367/1 2017.1 LITERATURA/POSLIT - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

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