Universidade de Brasília Brasília, 28 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE (11.01.01.07.04)
Código: PPGE2646
Nome: ABORDAGENS METODOLÓGICAS TRANSDISCIPLINARES
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Fundamentos conceituais para a construção de estratégias metodológicas transdisciplinares. O pensamento complexo, a fenomenologia e a emergência da subjetividade como dimensões fundamentais na abordagem metodológica. Pesquisas participantes, a relação sujeito-objeto, a relação entre educação e práticas sociais. Articulação entre a pesquisa, implicação do pesquisador e o conhecimento dos grupos sociais envolvidos.
Referências: RODRIGUES, Maria Lucia.Metodologia multidimensional em ciências humanas: um ensaio a partir do pensamento de Edgar Morin. In: RODRIGUES, Maria Lucia & LIMENA, Maria Margarida C. (Orgs.).Metodologias multidimensionais em ciências humanas. Brasília: Líber Livro, 2006. Série Pesquisa, V. 14. p. 13-32. Hart, Paul. Narrativa, conhecimento e metodologias emergentes na pesquisa em educação ambiental: questões de qualidade. In: GALIAZZI, Maria do Carmo & FREITAS, José V. (Orgs.). Metodologias emergentes de pesquisa em educação ambiental. Ijuí/RS:Unijuí, 205. p. 15 - 61.SOMMERMAN, Américo. Costura: fundamentos da transdisplinaridade. Os diferentes níveis de Realidade e a tradição ocidental: um diálogo transdisciplinar entre ciência e a sabedoria. In: FRIAÇA,Amâncio ALONSO, Luíza K. LACOMBE, Mariana & BARROS, Vitória M. (Orgs.). Educação e transdisciplinaridade III. São Paulo: TRIOM, 2005. p. 17 - SANTOS FILHO. José C. Pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa: o desafio paradigmático. In: SANTOS FILHO. José C. & GAMBOA, Sílvio Sánchez (Org.). Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 2002. Coleção Questões da Nossa Época v.42. pp.13-59.GÜNTHER, H. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? (Série: Planejamento de Pesquisa nas Ciências Sociais, Nº 07). Brasília, DF: UnB, Laboratório de Psicologia Ambiental. Disponível na URL. 2004. www.unb.br/ip/lpa/pdf/07QualQuant.pdfREY, Fernando González. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processo de construção da informação.São Paulo: Pioneira Thomson, 2005. Capítulos 1, 2 e 3. pp. 1-113.CELES, Luís Augusto. Psicanálise é o nome de um trabalho. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v. 17, nº 2, p.157-171, 2005. PEREIRA, Francisco J. C. Análise de dados qualitativos aplicados às representações sociais. In: MOREIRA, Antonia S. P. CAMARGO. Brígido V. JESUÍNO Jorge C. & NÓBREGA Sheva M.(Orgs.).Perspectivas teórico-metodológicas em representações sociais.João Pessoa: UFPB/ Universitária, 2005. p. 25 - 60. BARBIER, René. O método em pesquisa-ação. In:BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Plano, 2002. Série Pesquisa em Educação V. 3. p.117-146. FRANCO, Maria Laura P. B. Análise de conteúdo. Brasília: Líber Livro, 2005. 79 p.CARVALHO, Izabel C. M. A invenção ecológica: narrativas e trajetórias da educação ambiental no Brasil. Porto Alegre: UFRGS, 2005.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
345/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
337/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

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