Universidade de Brasília Brasília, 02 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO/PPGCOM (11.01.01.03.03)
Código: PPGC0532
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 99
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Avaliação e Políticas Públicas: conceituação e aspectos metodológicos. Educação a Distância, EaD, enquanto política pública. A EaD no contexto dos Organismos Internacionais, OIs. Avaliação de programas de EaD.
Referências: "Bibliografia Leituras Básicas: 1. DIAS SOBRINHO, José. Avaliação. Políticas Educacionais e Reformas da Educação Superior. São Paulo: Cortez, 2003 e SAUL, Ana Maria. ""Avaliação Participante - uma abordagem crítico-transformadora"". In: Elizabeth Melo Rico (Org.) Avaliação de Políticas Sociais: Uma questão em debate. São Paulo: Cortez & IEE, 2007, p. 95-110. 2. SCAFF, Elisângela A . Os organismos internacionais e as tendências para o trabalho do professor. Campo Grande, MS: Editora UFMS, 2000 e BARRETO, Raquel G. LEHER, Roberto. Do discurso e das condicionalidades do Banco Mundial, a educação superior ""emerge"" terciária. Revista Brasileira de Educação, Set./Dez. 2008 v. 13 n. 39, p. 423-436.3. BARRETO, Raquel G. (Org.) Tecnologias educacionais e educação a distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartet, 2001, p.10-29 e MORAES, Raquel de A . Educação a Distância: aspectos histórico-filosóficos. In: Leda Maria Rangearo Raquel de Almeida Moraes. (Org.).Linguagens e interatividade em Educação a Distância. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, v. 02, p. 111-132. Leituras para os Seminários (sugestão). ADORNO, Theodor. Educação e Emancipação. Paz e Terra, 1995. ARAPIRACA, José O. A USAID e a Educação Brasileira.SP, Ed. Cortez, 1982.BARRA, Alex S. B. MORAES, Raquel de A Proinfo, formação de professores e a informática em Goiânia. Revista Técnico Cientificado Senac, v. 1, 2006, p. 89-98.BARRETO, Raquel G. Barreto, Raquel Goulart. As tecnologias na política nacional de formação de professores a distância: entre a expansão e a redução. Educ. Soc., Out 2008, vol.29, no.104, p.919-937BELLONI, Maria Luisa. Educação a Distância. Campinas:Autores Associados, 1999.____. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educ. Soc., Abr 2002, vol.23, no.78, p.117-142.____.Tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna? . Educ. Soc., Dez 1998, vol.19, no.65, p.143-162.COSTA, Emília V. Globalização e Reforma Universitária: a sobrevivência do MEC-USAID. In: BARBOSA, Raquel L. L. (org.): Trajetórias e perspectivas de formação de educadores.São Paulo: Unesp, 2004.DWYER, Tom et al. Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolar. Educação e Sociedade, 8, n.101 Campinas set./dez. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso em 2008.DOURADO, Luiz Fernandes. Políticas e gestão da educação superior a distância: novos marcos regulatórios?. Educ. Soc., Out 2008, vol.29, no.104, p.891-917FIORENTINI, L. M. R. MORAES, R. A. (Org.) Linguagens e interatividade na educação a distância. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.FONSECA, Marília. O Banco Mundial e a Educação a Distância. In: PRETTO, Nelson L.(Org). Globalização e Educação. Ijuí, Rio Grande do Sul: Unijuí, 2000.MENDES, Andréa M. A Educação a Distância nos meandros da Legislação Brasileira: 1988 - 1996. ção (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação - Universidade de Brasília, 2005.MORAES, Raquel de Almeida. A política de informática na educação brasileira: do Nacionalismo ao Neoliberalismo. Campinas, S.P. 1996. (Doutorado em Educação) - UNICAMP.___. Informática na Educação. Rio de Janeiro, DP&A, 2000.___. Rumos da Informática Educativa no Brasil.Brasília-DF: Plano: 2002. _____.A Primeira Década de Informática Educativa na Escola pública no Brasil: a história dos projetos Educom, Eureka e Gênese. In: SANTOS, G. L. (org.). Tecnologias na Educação e Formação de Professores.Brasília: Plano, 2002b, p. 99-140.___.PROFORMAÇÃO: uma análise da influência do Banco Mundial na formação dos professores leigos. Revista Linhas Críticas, Brasília, v. 9, n. 17, pp. 295-308, jul./dez. 2003.____Educação a Distância: aspectos histórico-filosóficos. In: FIORENTINI, L. M. R. MORAES, R. A. (Org.) Linguagens e interatividade na educação a distância. Rio de Janeiro: DP&A, 2003b. MORAES, Raquel de A LIMA, Carlos Alberto Ferreira . A política de formação de professores leigos no Brasil: O Proformação.. Universidade e Sociedade (Brasília), Brasilia, DF, v. 1, n. 36, p. 73-82,"

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