Universidade de Brasília Brasília, 29 de Junho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEIO AMBIENTE EM DESENVOLVIMENTO RURAL - PPG-MADER (11.01.29.12)
Código: PPGMADER2660
Nome: FUNDAMENTOS INTERDISCIPLINARES EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E AGRICULTURAS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Epistemologia e ciência categorias de epistemologia principais correntes da epistemologia. Bases conceituais do pluralismo tecnológico no desenvolvimento agrário e rural sócio-construtivismo, ciência e tecnologia conhecimentos, práticas e adequação sociotécnica (estudo das formas de controle da circulação do conhecimento científico e tecnológico entre a base popular da pirâmide social) pesquisas e tecnologias como fenômenos globais societários (além de produtivo-econômico) no complexo agrofamiliar e na sociobiodiversidade estudo da interatividade entre mudança técnica e organização do trabalho sob a multifuncionalidade no campo, considerando a educação e a capacitação para o pluralismo tecnológico e a politecnia do/as trabalhadores/as estudo da tecnociência no sistema agroindustrial brasileiro, e em especial no Centro-Oeste e Amazônia, identificando sua lógica e potencialidades e debilidades.
Referências: "BATALHA, Mário O. et. al. Inovação, Ciência e Tecnologia. In: BATALHA, Mário O. et. al (org.) Gestão do agronegócio: textos selecionados. São Carlos. Ed. Univ. Federal São Carlos, 2005.CEREDA, Marney Pascoli Cereda. Tecnologia para agricultura familiar. In: VILPOUX, O. (org). Sustentabilidade e agricultura familiar. Curitiba, Editora CRD, 2011, pp. 95-122.DAGNINO, Renato. Neutralidade científica e determinismo tecnológico. Campinas: Ed. Unicamp, 2008.DELGADO, Nelson G. O papel do rural no desenvolvimento nacional: da modernização conservadora dos anos 1970 ao Governo Lula. In: BRASIL, Ministério do Desevolvimento Agrário. Brasil rural em debate. Brasília, CONDRAF/MDA, 2010, p. 28-78.FETZ, Marcelo DEFACCI, Fabrício A. NASCIMENTO, Lerisson. Olhares sociológicos sobre a ciência no século vinte: mudanças e continuidades. In: Sociologias - Ciências sociais e desenvolvimento. Porto Alegre, UFRGS, nº 27, maio/agosto 2011, pp. 284-317.FURTADO, C. Pequena Introdução ao Desenvolvimento Econômico: enfoque interdisciplinar. Cia. Ed. HABERMAS, Jürgen. Técnica e ciência como ""ideologia"". Lisboa, Edições 70, 1994, pp. 45-106.Nacional, São Paulo, 1988.KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo, Editora Perspectiva, 2001.NEDER, Ricardo T. (org.). A teoria crítica de Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília, CDS, 2009.OLIVEIRA, Daniela GAZOLLA, Marcio CARVALHO, Cynthia Xavier SCHNEIDER, Sergio. A produção de novidades: como os agricultores fazem para fazer diferente? In: SCHNEIDER, Sergio GAZOLLA, Marcio (orgs.). Os atores do desenvolvimento rural: perspectivas teóricas e práticas sociais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011, pp. 91-113.PENA-VEGA, A. NASCIMENTO, E. P. O pensar complexo: Edgar Morin e a crise da modernidade. Rio de Janeiro, Garamond, 1999.POPPER, Karl. A lógica da pesquisa científica. São Paulo, Cultrix, 2000.SANTOS, Boaventura de S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro, Graal, 2000, pp. 17-45. Ou SANTOS, Boaventura de S. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo, Ed. Cortez, 2000, pp. 55-117 (Da ciência moderna ao novo senso comum).SAUER, Sérgio. Terra e modernidade: a reinvenção do campo brasileiro. São Paulo, Expressão Popular, 2010 (capítulo: modernização do campo e ciência: os transgênicos e a agricultura - pp. 139-171).Bibliografia complementarBOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: Por uma Sociologia clínica do campo científico. São Paulo, Editora da UNESP, 2004.BRANDÃO, F. C. Uma história brasileira das tecnologias apropriadas. Brasília, Abipti/Paralelo 15, 2006.CANÇADO. A. Cardoso. Et al. Os desafios da formação em gestão social. Palmas. Provisão 2008DAL ROSSO, Sadi. Mais trabalho! A intensificação do labor na sociedade contemporânea. São Paulo: Boitempo, 2008.DAGNINO, R. et al. Tecnologia Social, ferramenta para construir outra sociedade. Campinas: Ed. Unicamp, 2009.DIEESE. Emprego e desenvolvimento tecnológico? Experiências sindicais, setoriais e regionais. São Paulo: DIEESE, Campinas: CESIT, 2002.FEENBERG, Andrew. Transforming Technology- A critical theory revisited. New York. Oxford University Press, 2002.FERNANDES, Bernardo M. (org.) Campesinato e agronegócio na América Latina: a questão agrária atual. São Paulo, Expressão Popular, 2008.IBIAPINA, Ivana, M. Lopes Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília, Líber Livro Editora, 2008.HORGAN, John. O fim da ciência: Uma discussão sobre os limites do conhecimento científico. São Paulo, Companhia das Letra, 1998.LASTRES, Helena M. M. Arranjos produtivos e inovativos locais: contribuições para uma nova política de desenvolvimento industrial e tecnológico. Rede de Pesquisa em Sistemas Produtivos e Inovativos Locais. Brasília, CGEE, 2006.LIMA, D.M.A. WILKINSON, J. Inovações nas tradições da agricultura familiar. Brasília, CNPq/Paralelo 15, 2002.MAZOYER, M. ROUDART, L. História das agriculturas no mundo : do neolítico à cri"
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
264/1 2017.2 MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL/PPG-MADER - Mestrado - Presencial Sim 0 Sim

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