Universidade de Brasília Brasília, 02 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS (PROFISSIONAL) (11.01.01.22.05)
Código: PPGEC2736
Nome: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Fundamentos teóricos para análise e desenvolvimento de recursos didáticos: livros, atividades/materiais de naturez experimental, estratégias e mídias para o Ensino de Ciências. Análise e desenvolvimento de recursos didáticos.
Referências: ALVARES, Beatriz Alvarenga. Livro Didático: Análise e Seleção. In: Moreira, M. A: AXT, R. tópicos em ensino de ciências. Porto alegre: Sagra, 1991. APPLE, Michael W. Manuais escolares e trabalho docente - uma economia política de relações de classe e de género na educação. Lisboa-Portugal: Didática Editora, 2002. BARRA, V. M. LOREZ, K. M. Produção de materiais didáticos de ciências no Brasil, período de 1950 e 1980. Ciência e cultura,38 (12), 1986. FREITAG, Bárbara: MOTTA, Valéria Rodrigues COSTA, Wanderley Ferreira da. O livro didático em questão. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1989. GÈRARD, François-Marie e Roegiers, Xavier. Conceber e avaliar manuais escolares. Porto -Portugal: Porto Editora, 1998. PRETTO, Nelson De Luca. A ciência nos livros didáticos. 2, ed Campinas: Editora da Unicamp Bahia: Universidade Federal da Bahia, 1995. RICHAUDEAU, François. Concepcion e producción de manuales escolares - Guai práctica. Ediciones UNESCO/CECAB/CERLALC, 1983. ZABALA, Antoni. A prática educativa - como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
108/1 2017.1 CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS/PPGCF - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
6882/1 2018.1 ENSINO DE CIÊNCIAS/PPGEC - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
86/1 2018.2 CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS/PPGCF - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
86/-2 2018.1 CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS/PPGCF - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2194/1 2021.1 EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS/PPGEduC - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
469/1 2021.1 EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS/PPGEduC - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

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