Universidade de Brasília Brasília, 05 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS - PPGCF (11.01.01.10.12)
Código: PPGCF2761
Nome: METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: A evolução histórica do Ensino de Ciências no Brasil e os grandes projetos curriculares. As relações CTS e o Ensino de Ciências. Tendências no Ensino de Ciências. Transposição didática. Concepções epistemológicas no Ensino de Ciências. Experimentação no Ensino de Ciências. Análise de materiais e de recursos didáticos. Novas tecnologias no Ensino de Ciências.
Referências: DELIZOICOV, D e ANGOTTI, J. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo, Cortez, 1990.DRIVER, R., ASOKO, H., LEACH, J., MORTIMER< E. e SCOTT, P. Construindo conhecimento científico em sala de aula. Química Nova na Escola, 9, p. 31-40, 1999.GIL PEREZ, D. Contribuición de la Historia y de la filosofía de las ciencias al desarrollo de un modelo de ensenãnza/ aprendizaje como investigación. Enseñanza de las ciencias,11 92), 197-212, 1993.HODson, D Re-thinking old was: towards a more critical approach to practical work in school sciencie. Studies in Sciencce Education, p. 189-217, 1993.KRASILCHICK, M. Prátivas de Ensino de Biologia. 2ª ed. São Paulo, Editora Harper e Row do Brasil Ltda, 1986.___. O professor e o currúculo das ciências. São Paulo, Edusp, 1987.LOPES, A. R. C. Conhecimento escolar. ciência e cotidiano. Rio de4 Janeiro, Editora da Edurj, 1999.MACHADO, A. H. Aula de química: discurso e conhecimento. Ijuí, Ed. Unijuí, 1999.MEMBIELA, P. Ensenãnza de las ciencias desde la perspectiva ciencia - Tecnologia - Sociedad. Madrid: Narcea Ediciones, 2001.MILLAR, R. (Org.) Construtivismo e o ensino de Ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. Porto Alegre, Edipucrs, 2000.MOREIRA, M. A. Desenvolvimento da pesquisa em ensino de física na América Latina. Palestra proferida no II Congresso Latino Americano de Física, São Paulo, 8 a 12 de julho, 1991.___. O estado de arte da investigação em didática da física. Conferencia inaugural do III Encontro Ibérico sobre Ensino de Física, Jaca (HUesca), Espanha, 27 de setembro a 1º de outubro, 1993.MORTIMER, E. F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2000.___. Para além das fornteiras da química: relações entre filosofia, psicologia e ensino de química. Química Nova, v. 20,n.2, p.200-207,01997.MORTIMER, E. F., MACHADO, A. H., ROMANELLI, L. I. A proposta curricular de química do Estado de Minas Gerais: fundamentos e pressupostos. Química Nova, v. 23, n.2, p. 273-283, 2000.PIETROCOLA, M. ensino de Física: conteúdo e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2001.SANTOS, W. L. P. dos e MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (ciência-TEcnologia-sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, v.2, n.2, 133-162, dez 2000.SCHNETZLER. R. P. e ARAGÃO, R. M. de (ORGs.) Ensino de ciências: fundamentos e abordagens. Campinas, R. Vieira Gráfica e Editora Ltda., 2000.SCHNETZLER, R. P. Pesquisa em Ensino de Química no Brasil: Conquistas e Perspectivas. Química Nova, 25 (1) 14-24, 2002.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
108/1 2017.1 CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS/PPGCF - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
6882/1 2018.1 ENSINO DE CIÊNCIAS/PPGEC - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
86/1 2018.2 CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS/PPGCF - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
86/-2 2018.1 CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS/PPGCF - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2194/1 2021.1 EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS/PPGEduC - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
469/1 2021.1 EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS/PPGEduC - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app02.sigaa02 v4.9.10.122