Universidade de Brasília Brasília, 29 de Junho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA - PPG-PSICC (11.01.01.20.08)
Código: PPGPSICC3700
Nome: TÓPICOS EM METODOLOGIA DE PESQUISA: SURVEY
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Survey e alternativas. Survey face-a-face, via telefone, via correio, via internet. Elementos do instrumento de survey. Considerações sobreamostragem: tipos de amostragem, número de respondentes e poder de inferências estatísticas
Referências: Babbie, E. (1999). Métodos de pesquisa de survey. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG.Bickman, L., & Rog, D. J. (Eds.) (1998). Handbook of applied social research methods. Thousand Oaks, CA: Sage.Birnbaum, M. H. (2004). Human research and data collection via the internet. Annual Review of Psychology, 55, 803-832.Dawes, R. M., Smith, T. L. (1985). Attitude and opinion measurement. Em G. Lindsey & E. Aronson (eds.), Handbook of social psychology, 3rded., Vol 1 (pp. 509-566). New York: Random House.Dillman, D. A. (1972). Increasing mail questionnaire response in large samples of the general public. Public Opinion Quarterly, 36, 254-257.Dillman, D. A. (1978). Mail and telephone surveys: The total design method. New York: Wiley.Dillman, D. A. (2000). Mail and internet surveys: The tailored design method. New York: Wiley.Dillman, D. A., Christenson, J. A., Carpenter, E. H., & Brooks, R. M. (1974). Increasing mail questionnaire response A four state comparison.American Sociological Review, 39, 744-756.Dillman, d., & Frey, J. H. (1974). Contribution of personalization to mail questionnaire response as n element of a previously tested method.Journal of Applied Psychology, 59, 297-301.Fink, A., & Kosecoff, J. (1985). How to conduct surveys: A step-by-step guide. Beverly Hills: Sage.Fowler, F. J. (1998). Design and evaluation of survey questions. Em L. Bickman & D. J. Rog (Eds.), Handbook of applied social researchmethods, (pp. 343-374). Thousand Oaks, CA: Sage.Freitas, H., Oliveira, M., Saccol, A. Z., & Moscarola, J. (2000). O método de pesquisa survey. Revista de Administração USP, 35(3), 105-112.Gouveia, V. V., & Günther, H. (1995). Taxa de resposta em levantamento de dados pelo correio: o efeito de quatro variáveis. Psicologia: Teoriae Pesquisa, 11, 163-168.Günther, H. (1999). Como elaborar um questionário. Em L. Pasquali (Org.) Instrumentos psicológicos: manual prático de elaboração (pp. 231-258). Brasília, DF: UnB/IP/LabPAM.Günther, H., Brito, S. M. O., & Silva, M. S. M. M. (1989). Relação entrevistador - entrevistado: um exemplo de técnica de entrevista com gruposmarginalizados - meninos na rua. Psicologia: Reflexão e Crítica, 4 (1/2), 12-23.Günther, H., & Lopes, Jr., J. (1990). Perguntas abertas vs perguntas fechadas: uma comparação empírica. PsicologiaL Teoria e Pesquisa, 6,203-213.Henry, G. T. (1998). Practical sampling. Em L. Bickman & D. J. Rog (Eds.), Handbook of applied social research methods, (pp. 101-126).Thousand Oaks, CA: Sage.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2887/1 2014.2 PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA/PPG-PSICC - Doutorado - Presencial Não 0 Não

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