Universidade de Brasília Brasília, 14 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO HUMANA - PPGNH (11.01.01.10.10)
Código: PPGNH2875
Nome: NUTRIÇÃO E COMPORTAMENTO
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: A compreensão e incorporação dos processos que envolvem a adoção de novos comportamentos tem se mostrado essencial para o planejamento de ações de educação em saúde para a promoção de hábitos saudáveis. A eficácia destas ações também tem se mostrado dependentes de um processo de planejamento que incorpore diferentes áreas do conhecimento que não apenas as específicas da saúde. A disciplina tem os objetivos de 1) atualizar o estudante nas teorias de mudança comportamental 2) estudar os processos de promoção da saúde, comunicação e marketing social e 3) desenvolver métodos de planejamento e implementação de programas de educação em saúde.
Referências: - ARAÚJO, J.P. Marketing para uma sociedade não anônima. Fortaleza, 1997. 71p.BRITTEN, P. The nutrition idea book - Innovative strategies and resources for nutriton education. Journal of Nutrition Education 1983-1992. SNE . 1997FAO - Educación en nutrición para el público. Estudio FAO alimentacion y nutricion 59. 1996.FAO - Nutrition education for the public. FAO food and nutrition paper 62. 1997.Health Education Journal. Diferentes números.Health Education & Behaviour. Diferentes números.Health Education Research. Diferentes números.HELMAN, C. Cultura, Saúde e Doença. Artes Médicas, Porto Alegre, 1994.HOLLI, B. & CALABRESE, R. Communication and education skills for dietetics professionals. 3rd edition. Williams & Wilkins. Baltimore. 1998.Journal of Nutrition Education. Decker periodicals. Diferentes números.OMS - EDUCACIÓN PARA LA SALUD - Manual sobre educación sanitaria en atención primaria de salud. OMS, Ginebra, 1989U.S. Department of Health and Human Services. Making health comunication programs work - a plannerr´s guide. NIH Publication No. 89-1493. 1989.JOURNAL OF HEALTH AND SOCIAL BEHAVIOR
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
9075/1 2017.2 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
7544/1 2015.2 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
9091/1 2014.2 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
9083/1 2014.2 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
9067/1 2014.2 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
7994/1 2019.1 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
7536/1 2019.1 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
9041/1 2018.1 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
9032/1 2018.1 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
7986/1 2018.2 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
7528/1 2019.2 NUTRIÇÃO HUMANA/PPGNH - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
9440/1 2016.2 NUTRIÇÃO HUMANA/PPGNH - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app11.sigaa11 v4.9.10.124