Universidade de Brasília Brasília, 15 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA - PPGSC (11.01.01.10.14)
Código: PPGSCP3847
Nome: SEMINÁRIOS DE PESQUISA EM SAÚDE COLETIVA 2
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Apresentar os métodos e técnicas de pesquisas qualiquantitativas aplicadas à saúde. Enfatizar as técnicas de coleta e análise de dados para elaboração da dissertação.Tem por objetivo dar continuidade ao processo de acompanhamento da elaboração dissertação em parceria com os orientadores, assim como aprofundar aspectos metodológicos, propiciando a discussão de desenhos e técnicas de coleta e tratamento de dados no campo da saúde coletiva.
Referências: 1. DEMO, P. Pesquisa participante: mito e realidade. Rio de Janeiro, Senac, 1984. 2. ________. Introdução a metodologia da ciência. 2. ed.São Paulo: Atlas, 1985.3. ________. Metodologia Científica em Ciências Sociais.3. ed.São Paulo: Atlas, 1995.4. DENZIN, NK LINCON, YS. The Sage handbook qualitative research. 3rd ed. London: SAGE Publications, 2005.5. DESLANDES, SF. ASSIS, SG. Caminhos do pensamento: epistemologia e método. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2002.6. FLICK, U. Coleção Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.7. GODOI, CK. MELLO, RB. SILVA, AB. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2010.8. GOMES, R. SOUZA, ER. et al. Organização, processamento, análise e interpretação de dados: o desafio da triangulação. In: MINAYO, MC. (org.) Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005. p. 185-221.9. MINAYO, MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9. ed.São Paulo: Hucitec, 2006.10. MERCADO-MARTÍNEZ, FJ. BOSI, MLM. Pesquisa Qualitativa de Serviçosde Saúde. Petrópolis: Vozes, 2004.11. BANKS, M. Dados Visuais para Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.12. BAUER, M.W. GASKELL, G. Entrevistas individuais e grupais. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 64-78. 13. BAUER, M.W. GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2003. p.79-89.14. CRESWELL, J.W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3aed. Porto Alegre: Artmed, 2010.15. FRAGOSO, S. RECUERO, R. AMARAL, A. (orgs.) Métodos de Pesquisa para a Internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.16. QUIVY, R. CAMPENHOUDT, L.V. Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva, 2003.17. WELLER, W. PFAFF, N. (orgs.) Metodologias da Pesquisa Qualitativa em Educação. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010.18. CHIZZOTI,A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Editora Vozes, 2006.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
230/1 2019.1 SAÚDE COLETIVA/PPGSCP - Mestrado - Presencial Sim 0 Sim
124/1 2016.2 SAÚDE COLETIVA/PPGSC - Mestrado - Presencial Sim 0 Sim

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