Ementa: |
Psicologia e Cultura, teoria e pesquisa. As bases dos estudos inter-culturais, a definição de cultura e a relação indivíduo e sociedade. Os principais modelos teóricos contemporâneos dos estudos culturais em psicologia social. O sistema de análise de Hofstede. Valores culturais, coletivismo, valores familiares, espaço pessoal, gênero. |
Referências: |
Bruner, J. S. (1996) The Culture of Education. Cambridige, Mass.: Harvard University Press.Cole, M. (1999) Psicología Cultural. Madrid: Morata.D'Andrade, R. & Strauss, C. ( 1992) Human Motives and Cultural Models. New York: Cambridge University Press.Elias, Norbert (1993) O Processo Civilizatório. Formação do estado e civilização. Rio de Janeiro. Jorge Zahar.Gerrtz, C. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC.Hofstede, G (1983). Dimensions of national cultures in fifty countries and three regions. In J. Deregowski, S. Dzurawiec and R. Annis (eds.) Explications in Cross-Cultural Psychology. Lisse: Swets and Zeitlinger.Hofstede, G. (1984). Culture's consequences: International differences in work-related values. Newbury Park: SageHofstede, G (1991). Culture and Organizations: Software of the mind. London: McGraw Hill.Holland, D. & Cole, M. (1995) Between discourse and schema: Reformulating a cultural-historical approach to culture and mind. Antropology and Education Quartely, 26, pp. 475-489.Jahoda, G. (1995) Encrucijadas entre la cultura y la mente. Madrid: Visor.Kimble, C., Hirt, E., Díaz-Loving, R., Hosch, H. Lucker, G. W., & Zárate, W. (2002). Psicologia Social de las Américas. México: Pearson Educación.Smith, P. B., & Bond, M. H. (1999). Social psychology across cultures: Analysis and perspectives, 2nd Edition. Boston: Allyn & BaconTriandis, H. C. (1994) Culture and Social Behavior. New York: McGraw Hill.Triandis, H. C. (1995) Individualism and collectivism. Boulder, CO: Westview Press. |