Universidade de Brasília Brasília, 16 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA - PPGDH (11.01.25.04)
Código: PPGDH2963
Nome: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Tema geral é o vínculo possível entre Educação & Direitos Humanos, condições para este vínculo, visões diversas sobre este vínculo, e a proposta da educação emancipatória que afirma este vínculo. Embora seja uso considerar que existe ligação muito próxima, ou mesmo direta, há tradições analíticas (p. ex., da sociologia) que contestam, porque sistemas educacionais mais facilmente reproduzem as desigualdades, do que as combatem. Bourdieu e Passron (1975. Demo, 2004) consagraram este tipo de análise, à luz da interpretação althusseriana de Marx.
Referências: BACICH, L. & MORAN, J. (Orgs.). 2018. Metodologias ativas para uma educação inovadora. Penso, Porto Alegre. BID - ELACQUA, G., HINCAPIÉ, D., VEGAS E., ALFONSO, M. 2018. Profissão Professor na América Latina - Por que a docência perdeu prestígio e como recuperá-lo? BID, N.Y. https://publications.iadb.org/handle/11319/8953BOURDIEU, P. & PASSERON, J.C. 1975. A Reprodução - Elementos para uma teoria do sistema educativo. Francisco Alves, Rio de Janeiro.BRASIL NO PISA 2015 - Análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros. 2016. Fundação Santillana. Inep. Brasília. http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2015/pisa2015_completo_final_baixa.pdf DEMO, P. 2004. Sociologia da Educação - Sociedade e suas oportunidades. LiberLivro, Brasília.DEMO, P. 2015. Aprender como Autor. Gen, São Paulo. DEMO, P. 2017. Vítima de aula - Algumas razões por que não se aprende na escola brasileira. SED-Gov. MS, Campo Grande - https://docs.google.com/document/d/e/2PACX-1vQH7iANCrxZj3SdPTuIdqYuibz9beh_eKfiDtY66h3pg0r9l9ps9ziivJhZpqkN4BAvgHpU6EkAbEcv/pubDEMO, P. 2017a. Questionando a graduação - https://docs.google.com/document/d/1y-OhRkIY-Lb_Y2P-0eVntZZQBY79MbPY4fSdA8TSol4/pubDEMO, P. 2018. Educação como estratégia de ranqueamento social - Retomando a sociologia da educação, hoje - https://docs.google.com/document/d/e/2PACX-1vRP-_QGPYiReXLcH0rObkh7u7HuWSMC28vvtms3H76vMsmsRqzPwhoax_ws3HGy4-Fqzn_yzLz4MRf8/pubDEMO, P. 2018a. Atividades de aprendizagem - Sair da mania do ensino para comprometer-se com a aprendizagem do estudante. SED-Gov. MS, Campo Grande (ebook) - https://drive.google.com/file/d/1FKskDCxNB422PVhrjrDjD48S4cjsb77-/viewDEMO, P. 2019. BNCC - Ranços e avanços - https://docs.google.com/document/d/e/2PACX-1vQpo261UD6ZkBJg91URHA85ubpTfzEKWq6KAPg60mptzQK4Fh91HNmZ-cCGYiXkcQ/pubDEMO, P. 2019a. Escola e Cuidado - https://docs.google.com/document/d/e/2PACX-1vSpmrim2fNVRGlEds4xlNtAD4PP9J2COBLnV9ESZ1gkcAIS7VSbifuXMGZypRGa-Q/pubFREIRE, P. 1989. A Importância do ato de ler. Cortez, São Paulo - http://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2014/10/importancia_ato_ler.pdf GRAMSCI, A. 1978. Os intelectuais e a organização da cultura. Civilização Brasileira, Rio de Janeiro. FREIRE, P. 1989. A Importância do ato de ler. Cortez, São Paulo - http://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2014/10/importancia_ato_ler.pdf FREIRE, P. 1997. Pedagogia da Autonomia - Saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra, Rio de Janeiro. HARARI, Y.N. 2015. Sapiens: A brief history of humankind. Harper, London. HARARI, Y.N. 2017. Homo Deus - A brief history of tomorrow. Harper, London. HOFFMAN, D. 2019. Vemos a realidade como ela é? TED Talks - https://www.ted.com/talks/donald_hoffman_do_we_see_reality_as_it_is?language=pt-brHOFFMAN, D. 2019a. The case against reality: Why evolution hid the truth from our eyes. Norton, N.Y. MCNAMEE, R. 2019. Zucked: Waking up to the Facebook catastrophe. Penguin Press, N.Y. MEANS, A.J. 2018. Learning to save the future: Rethinkinhg education and work in an era of digital capitalism. Routledge, London. MEZIROW, J. 2000. Learning as transformation. Jossey-Bass, San Francisco.SAUTER, M. 2014. The coming swarm: DDOS actions, hactivism, and civil disobedience on the interrnet. Bloombbury Academic, N.Y. TAYLOR, E.W., CRANTON, P. & Associates. 2012. The Handbook of Transformative Learning - Theory, research, and practice. Jossey-Bass, San Francisco.TEGMARK, M. 2017. Life 3.0: Being human in the age of artificial intelligence. Knopf. N.Y.WORLD BANK (WB). 2018. Learning - To realize education's promise. The Wolrd Bank, Washington. https://openknowledge.worldbank.org/handle/10986/28340 ZUBOFF, S. 2019. The Age of Surveillance Capitalism: The fight for a human future at the new frontier of power. Profile Books, N.Y.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
1252/1 2019.2 DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA/PPGDH - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
302/1 2016.2 DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA/PPGDH - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

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