Universidade de Brasília Brasília, 28 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E ESCOLAR - PGPDE (11.01.01.20.03.02)
Código: PGPDE2075
Nome: SEMINÁRIO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 2
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PGPDE3397 ) OU ( PGPDE3398 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 99
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Estudos avançados de temas contemporâneos da Psicologia do Desenvolvimento. Embasamento teórico-metodológico em temas relacionados aos processos psicológicos e dinâmicas de desenvolvimento humano em diferentes contextos culturais.Conteúdo variável a critério do Colegiado do Programa.
Referências: "ABBEY, E. FALMAINE, R. (2008). Modes of Tension Work within the Complex Self. Culture Psychology, 14(1), 95-113.ADAMS, M. (2010). Losing One's Voice: Dialogical Psychology and the Unspeakable, Theory & Psychology, 20 (3), 342-361ALPHEN, F. Von (2012). Identities: Never the Same Again? Integrative Psychological Behavior, 46, 296-302. DOI 10.1007/s12124-012-9201-3 BRUBAKER, R. & COOPER, F. (2000). Beyond ""Identity"", Theory and Society, 29, 1-47.FÁVERO, M.H. (2005). Desenvolvimento Psicológico, Mediação Semiótica eRepresentações Sociais: Por uma Articulação Teórica e Metodológica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 21 (1), 17-25FERNYHOUGH, C. (1996), The dialogic mind: a dialogic approach to the higher mental functions. New Ideas in Psychology. 4 (1), 47-52. FRAISER, K. E. (2012) Reclaiming the Person: Intersectionality and DynamicSocial Categories Through a Psychological Lens. Integrative Psychological Behavior, 46, 380-386 DOI 10.1007/s12124-012-9198-7GROSSEN, M. ORVIG, A. S. (2011). Dialogism and dialogicality in the studyof the self, Culture & Psychology, 17(4), 491-509. DOI: 10.1177/1354067X11418541JAHODA, G. (2012). Critical reflections on some recent definitions of ''culture''. Culture & Psychology, 18(3), 289-303. DOI: 10.1177/1354067X12446229LOPES DE OLIVEIRA, M. C. S. (2003). Do sujeito das representações ao sujeito dialógico. Fractal: Revista de Psicologia, 15 (1), 33-52.KIRSHNER, S.R. (2010). Sociocultural Subjectivities: Progress, Prospects, Problems. Theory & Psychology, Integrative Psychological Behavior, 46, 20 (6), 765-780. DOI: 10.1177/0959354310375745KOMATSU, K., (2012). Temporal reticence of the self: who can know my self?, Integrative Psychological Behavior, 46, 20 (6), 357-372. DOI 10.1007/s12124-012-9199-6MARKOVA, 2006. Dialogicidade e Representações Sociais. Petrópolis, RJ: Vozes.MATUSOV E. SMITH, M. P. (2012). The Middle-Class Nature of Identity and its Implications for Education: A Genealogical Analysis and Reevaluation of a Culturally and Historically Bounded Concept, Integrative Psychological Behavior, 46, 20 (6), 274-295RAGATT, P.T.F. (2012). The Dialogical Self and Thirdness : A Semiotic Approach to Positioning Using Dialogical Triads. Theory & Psychology, 20 (3), 400-419. DOI: 10.1177/0959354310364878RIBEIRO, A. GONÇALVES, M. (2011), Maintenance and Transformation of Problematic Self-Narratives: A Semiotic-Dialogical Approach. Integrative Psychological Behavior, 45, 281-303DOI 10.1007/s12124-010-9149-0ZITTOUN, T. PERRET-CLERMONT, A-N. (2009). Four social psychological lenses for developmental psichology. European Journal of Psychology of Education, 24 (3), 387-403 ZITTOUN, T. MIRZA, N. M. PERRET-CLERMONT, A-N. (2007). Quando a noção de cultura é considerada nas pesquisas em psicologia do desenvolvimento. Educar, Curitiba, 30, 65-76. ZITTOUN, T. (2012). On the Emergence of the Subject, Integrative Psychological Behavior, 46, 20 (6), 259-273"
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PGPDE3397 - SEMINÁRIO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 2
PGPDE3398 - SEMINÁRIO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 2
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PGPDE3397 ) OU ( PGPDE3398 ) ATIVO 01/08/2019
( PGPDE3397 ) OU ( PGPDE3398 ) INATIVO 01/08/2019 29/07/2022
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2844/1 2021.2 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E ESCOLAR/PGPDE - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2844/-2 2020.0 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E ESCOLAR/PGPDE - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2844/-3 2019.2 PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE/PPG-PDS - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2861/-3 2019.2 PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE/PPG-PDS Não 0 Sim
2861/-4 2017.1 PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE/PPG-PDS Não 0 Sim
2861/1 2021.2 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E ESCOLAR/PGPDE - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
2887/1 2014.2 PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA/PPG-PSICC - Doutorado - Presencial Não 0 Não
2895/1 2018.2 PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA/PPG-PSICC - Mestrado - Presencial Não 0 Não
2861/-2 2020.1 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E ESCOLAR/PGPDE - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app24_Prod.sigaa18 v4.9.10.115