Universidade de Brasília Brasília, 02 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE (11.01.01.07.04)
Código: PPGE3002
Nome: CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Carga Horária Teórica: 0 h.
Carga Horária Prática: 60 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGCS0985 ) OU ( PPGCS0986 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Problemas teóricos e metodológicos atuais no estudo da criatividade e da inovação. A criatividade na perspectiva da educação inclusiva: sua significação para à aprendizagem e para o desenvolvimento de alunos e professores. A criatividade e a inovação no trabalho pedagógico e no processo de aprendizagem: formas de expressão e estratégias para sua estimulação. Criatividade, inovação e mudança nas instituições educacionais. Análise crítica de pesquisas recentes sobre criatividade e inovação na educação. Particularidades da elaboração de projetos para o desenvolvimento da criatividade e da inovação no contexto educacional
Referências: 1. Alencar, E. e Fleith.D ( 2003) Criatividade: Múltiplas perspectivas.Brasília: Editora da UNB ( capítulo 6) 2. Betancourt, J Mitjáns Martínez, A De la Torre, S Solís-Cámara, P ( 1995) Pensar y Crear : Educar para el cambio . La Habana: Academia ( capitulo 4 ) 3. Carbonell, J ( 2002) A aventura de inovar: a mudança da escola. Porto Alegre: Artes Médicas . ( Capítulos 1, 5, 6 e 8 ) 4. Farias , I.M.S ( 2006) Inovação , mudança e cultura docente. Brasília: LiberLivro. ( capítulos 1 e 2 ) 5. Feldman, D.H Ciskszentmihalyi, M Gardner, H ( 1994) Changing the World: A Framework for the study of Creativity. Westport, Connecticut: Praeger. ( capítulo 1 ) 6. Garcia, W.E (org) ( 1995) Inovação educacional no Brasil: problemas e perspectivas: Campinas: Autores Associados ( capítulos ) 7. Lima , S (org.) Mudança organizacional: teoria e gestão. Rio de Janeiro : FGV ( capítulo 3) 8. Linhas Críticas. Revista Semestral da Faculdade de Educação. Número temático A criatividade na Educação. Vol 8 , n.15 jul-dez 2002 9. Mitjáns Martínez, A ( 1997 ) Criatividade, personalidade e educação. Campinas: Papirus (capitulos 2 e 4 ) 10. Sawyer, R.K et alt ( 2003) Creativity and Development . New York: Oxford ( capitulo 2) 11. Simão, L & Mitjáns Martínez, A ( org.) ( 2004) O outro no desenvolvimento humano: diálogos para a pesquisa e a prática profissional em Psicologia. São Paulo: Thomson (capitulo 5) 12. Tacca, M C.(org.) ( 2006) Aprendizagem e trabalho pedagógico. Campinas : Alínea (capitulo 4) 13. Thurler, M G (2001) Inovar no interior da escola. Porto Alegre: Artes Médicas ( Introdução e capítulos 1 e 2 )14. Virgolim, A (org.) Talento criativo: expressão em múltiplos contextos. Brasília: Editora da UNB ( Capítulo 3 e 7 )
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PPGCS0986 - TÓPICOS EM CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGCS0985 ) OU ( PPGCS0986 ) ATIVO 01/08/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
345/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
337/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
7994/1 2019.1 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
7536/1 2019.1 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
9041/1 2018.1 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
9032/1 2018.1 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
7986/1 2018.2 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app27_Prod.sigaa21 v4.9.10.97