Universidade de Brasília Brasília, 16 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E ESCOLAR - PGPDE (11.01.01.20.03.02)
Código: PGPDE2044
Nome: PSICOLOGIA ESCOLAR
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Análise da inter-relação entre Psicologia e Educação. Articulação da Psicologia Escolar aos fundamentos da Psicologia do Desenvolvimento. História, epistemologia, ideologia e teorias da Psicologia Escolar. Formação inicial e continuada de psicólogos escolares. Psicologia Escolar e a formação de educadores: perfil e desenvolvimento de competências. Avaliação Psicológica. Inclusão Escolar. Psicologia Escolar e políticas públicas. Aspectos teóricos, metodológicos e éticos da pesquisa em Psicologia Escolar.
Referências: Brasil (2011). Resolução Nº 5, de 15 de março de 2011. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, estabelecendo normas para o projeto pedagógico complementar para a Formação de Professores de Psicologia Brasília. .2.Brasil (2019). Lei Nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019.Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica.http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/L13935.htm3.Dazzani, M. V. M. & V. T. Souza (Eds.). (2016). Psicologia escolar crítica: Teoria e prática nos contextos educacionais. Campinas: Alínea.4.Guzzo, R. S. L., & Marinho-Araujo, C. M. (Eds.). (2011). Psicologia Escolar: Identificando e Superando Barreiras.Campinas: Editora Átomo&Alínea.5.Guzzo, R. S. L. (2014). Psicologia Escolar: Desafios e bastidores da educação pública. Campinas: Alínea.6.Marinho-Araujo, C. M. (2007). A psicologia escolar nas diretrizes curriculares: espaços criados, desafios instalados. In H. R. Campos (Ed.), Formação em psicologia escolar: realidades e perspectivas (pp. 17-48). Campinas Alínea. Marinho-Araujo, C. M. (Ed.). (2009). Psicologia Escolar: Novos cenários e contextos de Pesquisa, Prática e Formação.Campinas, EditoraÁtomo&Alínea.8.Marinho-Araujo, C. M. (2010). Psicologia Escolar: Pesquisa e intervenção. Em Aberto, 83(23),17-35. Retirado de http://rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2249/2216.9.Marinho-Araujo, C. M. (2014a). Concepções psicológicas sobre o desenvolvimento humano presentes no processo ensino-aprendizagem. In C. Bisinoto (Ed.), Docência na socioeducação(pp. 53-65). Brasília.10.Marinho-Araujo, C. M. (2014b). Interdependência entre aprendizagem e desenvolvimento. In C. Bisinoto (Ed.), Docência na socioeducação(pp. 71-86). Brasília: UnB.11.Marinho-Araujo, C. M., & Almeida, S. F. C. (2014). Psicologia Escolar: Construção e consolidação da identidade profissional (4ª ed.). Campinas: Alínea.12.Marinho-Araujo, C. M. (2015).Psicologia Escolar para todos: A opção pela intervenção institucional. Psicologia, Educação e Cultura, XIX, 147-163.13.Marinho-Araujo, C. M. (2016). Perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano: Fundamentos para a atuação em Psicologia Escolar. In: M. V. Dazzani &V. L. T. de Souza (Eds.), Psicologia Escolar crítica: Teoria e prática nos contextos educacionais (pp. 37-55). Campinas, SP: Alínea.14.Marinho-Araujo, C. M., & Teixeira, A. M. B. (2020). Práticas Exitosas em Psicologia Escolar Crítica (Volume 1). Campinas: Alínea.15.Marinho-Araujo, C. M., & Teixeira, A. M. B. (2020). Práticas Exitosas em Psicologia Escolar Crítica (Volume 2). Campinas: Alínea.16.Martín-Baró, I. (1996). O papel do psicólogo. Estudos de Psicologia (Natal), 2(1), 7-27. Retirado de http://redalyc.uaemex.mx/pdf/261/26120102.pdf 17.Souza, V. L. T. de; Braz-Aquino, F. S.; Guzzo, R. S. L., & Marinho-Araujo, C. M. (Eds.). (2018). Psicologia escolar crítica: atuações emancipatórias nas escolas públicas. Campinas: Editora Átomo&Alínea.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2844/1 2021.2 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E ESCOLAR/PGPDE - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2844/-2 2020.0 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E ESCOLAR/PGPDE - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2844/-3 2019.2 PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE/PPG-PDS - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2861/-3 2019.2 PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE/PPG-PDS Não 0 Sim
2861/-4 2017.1 PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE/PPG-PDS Não 0 Sim
2861/1 2021.2 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E ESCOLAR/PGPDE - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
2887/1 2014.2 PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA/PPG-PSICC - Doutorado - Presencial Não 0 Não
2861/-2 2020.1 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E ESCOLAR/PGPDE - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

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