Universidade de Brasília Brasília, 02 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS EM SAÚDE - PPGCTS (11.01.31.01)
Código: PPGCTS0252
Nome: LABORATÓRIO DE PESQUISA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGCINF0518 ) OU ( PPGE1069 ) OU ( PPGE1141 ) OU ( PPGE1143 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: A disciplina ocupa-se da discussão de pesquisas em andamento nas dissertações dos alunos nas respectivas áreas. Ao seu término, o/a aluno/a deverá apresentar artigo que atenda às exigências de publicação em periódico nacional.
Referências: "1. Alves Mazzotti, A. J. e Gewandszajer, F. O Método nas ciências naturais e sociais - Pesquisa quantitativa e qualitativa - 2ª ed. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.2. André, Marli. ""Um projeto coletivo de investigação da prática pedagógica de professoras da Escola Normal"". In Ivani Fazenda (org.) Novos Enfoques da Pesquisa Educacional. pp. 51-59. São Paulo: Cortez, 1992.3. Bogda, Robert e Biklen, Sari. Investigação qualitativa em Educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto. Portugal: Porto Editora, 1994.4. Cury, Carlos R.J. Educação e Contradição. 2ª ed. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1985.5. Damasceno, Maria N. Pedagogia do Engajamento. Fortaleza: Edições Universidade Federal do Ceará, 1990.6. Dmitruck, Hilda B. (org) Diretrizes de Metodologia Científica. Chapecó, SC: Argos, 2001.7. Eco, Umberto. Como se faz uma tese. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1985.8. Franco, Maria Laura B.. Ensino Médio: Desafios e Reflexões. Campinas, SP: Papirus, 1994.9. Gatti, Bernardete A. A construção da pesquisa em Educação no Brasil. Brasília: Editora Plano, 2002.10. Gil, Antonio C.. Como Elaborar Projetos de Pesquisaa. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 1996.11. Gil, Antonio C.. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5ª ed. São Paulo. Atlas, 1999.12. Kerkinger, Fred. Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: E.P.U. e EDUSP, 1980.13. Gajardo, Marcela. Pesquisa Participante na América Latina. São Paulo: Brasiliiense. 1986.14. Lowy, Michel. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Munchausen - Marxismo e Positivismo na Sociologia do Conhecimento. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 1994.15. Marconi, Marina e Lakatos, Eva. Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 1986.16. Ludke, Menga e André, Marli. Pesquisa em Educação Abordagens Qualitativas. São Paulo: E.P.U., 1986.17. Rea, L. e Parker R. Metodologia de Pesquisa. Do Planejamento à Execução. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.18. Serra Negra, Carlos Alberto e Serra Negra, Elizabeth. Manual de Trabalhos Monográficos de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado. São Paulo: Atlas, 2003.19.Symansky, Heloisa (org). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Editora Plano, 2002.20. Velloso, Jacques. Pesquisa educacional na América Latina: tendências, necessidades e desafios. Cadernos de Pesquisa nº 81 (março 1992): 5-21.21. Weber, Silke. ""A produção recente na área de educação"". Cadernos de Pesquisa nº 81 (março 1992): 22-31"
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PPGCINF0518 - ATIVIDADES PROGRAMADAS 2 - TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
PPGE1069 - ATIVIDADES PROGRAMADAS 2 - ESTADO, EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS
PPGE1141 - ATIVIDADES PROGRAMADAS 2 - GESTÃO DA EDUCAÇÃO
PPGE1143 - ATIVIDADES PROGRAMADAS 2 - MAGISTÉRIO: FORMAÇÃO E TRABALHO PEDAGÓGICO
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGCINF0518 ) OU ( PPGE1069 ) OU ( PPGE1141 ) OU ( PPGE1143 ) ATIVO 01/08/2019

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