Referências: |
PROGRAMA:
Apoio ao desenvolvimento de projeto de pesquisa por mestrando observando a coerência temática, a epistemologia da pesquisa em design bem como a coerência em fundamentação teórica;
Apresentação dos objetos de pesquisa, recorte teórico, coerência do problema e análise das estratégias de pesquisa adotadas;
A questão da crítica em design e da crítica em pesquisa de design; Seminários dos pesquisadores;
A leitura e a leitura crítica;
A escrita acadêmica e a importância do texto dissertativo: o referente, o tempo verbal, a construção do argumento leitura e crítica de teses e dissertações em design.
A pesquisa de design e a transversalidade: a relação entre design e as ciências sociais aplicadas, design e ciência, design e projeto. Colaborações para a cultura e a sociedade a partir de pesquisas em design.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
BIBLIOGRAFIA:
BROWN, G. Speakers, listeners and communication: explorations in discourse analysis. Cambridge University Press: Cambridge. 1995.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, 2006.
COELHO, L. A. Design método. Editora PUC-Rio | Novas Idéias: Rio de Janeiro. 2006.
DESLAURIERS, Jean-Pierre. A pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2010.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas: São Paulo. 2002.
HANINGTON, Bruce, MARTIN, Bella. Universal methods of design: 100 way to research omplex problems, develop innovative ideas, and design effective solutions. Beverly: Rockport Publishers, 2012.
KOSKINEN, Ilpo, et. al. Design research through practice: from the lab, field, and showroom. Massachusetts: Morgan Kaufmann, 2011.
LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2011.
LAUREL, B. Design research: methods and perspectives. London: The MIT Press, 2003.
LORGUS, Alexandra Luiza, ODEBRECHT, Clarisse. Metodologia de pesquisa aplicada ao design. Blumenau: Edifurb, 2011.
MORAES, Dijon. Metaprojeto. São Paulo: Edgard Blucher, 2010.
NOBLE, Ian, BESTLEY, Russell. Visual Research: an introduction to research methodologies in graphic design. Lausanne: AVA Publishing, 2011.
|