Universidade de Brasília Brasília, 16 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN - PPGDESIGN (11.01.01.14.04.01)
Código: PPGDSGN0045
Nome: DESIGN, ARTE E TECNOLOGIAS EMERGENTES
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Estudo das relações inter e transdisciplinares entre arte, design e as tecnologias emergentes. Aspectos técnicos, estéticos e poéticos da arte, do design e das tecnologias emergentes. Implicações na sociedade, na cultura e na natureza. Pesquisa de novas práticas projetuais e discursos simbólicos para o design contemporâneo advindas das tecnologias emergentes.
Referências: PROGRAMA: • Analisar os aspectos técnicos, estéticos e poéticos da arte, do design e das tecnologias emergentes. • Estudar as relações inter e transdisciplinares entre arte, design e as tecnologias emergentes. • Investigar novas práticas projetuais advindas das tecnologias emergentes. >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> BIBLIOGRAFIA: • BAMBOZZI, Lucas, BASTOS, Marcus e MINELLI, Rodrigo (org). Mediações, tecnologia e espaço público: panorama crítico da arte em mídia móveis. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2010. • BANZI, Massino. Getting started with Arduino. Cambridge: Oreilly & Assoc, 2011. • CASTELLS, Manuel. A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003. • GRAU, Oliver. Arte virtual: da ilusão à imersão. São Paulo: Editora UNESP / Editora SENAC, 2007. • KURZWEIL, Ray. A era das máquinas espirituais. São Paulo: Aleph, 2007. • LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 2007. • LIESER, Wolf. Arte digital: novos caminhos na arte. Alemanha: H.F. Ullmann, 2010. • NORMAN, Donald A.. O design do futuro. Rio de Janeiro: Rocco, 2010. • REAS, Casey. Processing: a programming handbook for visual designers and artists. Massachusetts: Massachusetts Institute of Technology, 2007. • SANTAELLA, Lúcia. Cultura e artes do pós-humano. São Paulo: Paulus Editora, 2003. • SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo. São Paulo: Hucitec Editora, 1999. • TURKLE, Sherry. A vida no ecrã. Lisboa: Relógio D’Àgua, 1997. • WERTHEIN, Margaret. Uma história do espaço: de Dante a internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
540/1 2019.2 DESIGN/PPGDESIGN - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app36.sigaa36 v4.9.10.124