Universidade de Brasília Brasília, 16 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO - PPGD (11.01.01.06.06)
Código: PPGD0069
Nome: EDUCAÇÃO PARA A INTERCULTURALIDADE E A SUSTENTABILIDADE
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: A disciplina visa à compreensão da interculturalidade como fator inerente às relações sociais e aos processos educativos, tendo como foco o estudo das seguintes interfases, noções e conceitos: relações entre igualdade e diferença processos discriminatórios e políticas afirmativas alteridade e construção das identidades individuais e coletivas perspectivas pedagógicas em educação intercultural orientações universalistas e relativistas do currículo vertentes epistemológicas que preconizam o diálogo, a cooperação e a equidade entre os saberes, as culturas e as racionalidades. As reflexões aqui pretendidas se voltarão, particularmente, para os processos de educação formal e não formal dirigidos aos povos e às comunidades tradicionais, e/ou por eles construídos, tendo em vista a sua reprodução e sustentabilidade cultural, social e econômica focarão, igualmente, contextos educativos marcados pelo encontro intercultural entre populações urbanas e rurais, tradição e modernidade, cosmologias ocidentais e não ocidentais.
Referências: ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. São Paulo, Paz e Terra, 1995.BHABHA, H. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.BRANDÃO. A educação como cultura. São Paulo: Mercado das Letras, 2002.CANDAU, Vera (org). Sociedade, Educação e Cultura(s). Petrópolis: Vozes, 2008.CORTESÃO, Luisa STOER, S. Levantando a pedra: da pedagogia Inter/Multicultural às políticas educacionais numa época de transnacionalização. Porto: Afrontamento, 1999.FLEURI, Reinaldo Matias. Desafios à educação intercultural no Brasil. In: Educação, Sociedade e Culturas, n. 16, pp. 45-62, 2001.FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.HALL, STUART. Identidade cultural na pós-modernidade. São Paulo: Editora DP&A, 2007.LANDER, Edgardo (org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, pp. 229 - 279, 2005.LARROSA, J., LARA, N. P. de (orgs.). Imagens do outro. Petrópolis: Vozes, 1998.LÉVINAS, E. Entre nós: ensaios sobre a alteridade. Ed. Vozes. Petrópolis. 1997.SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.____. Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Porto: Edições Afrontamento, 2004.SILVA, T. T. Teoria Cultural e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.TOURAINE, Alain. Poderemos viver juntos?: iguais e diferentes. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.TODOROV, T. A Conquista da América. São Paulo: Martins Torres, 1983.

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app39.sigaa39 v4.9.10.124