Ementa: |
Mapear e buscar interpretar as relações dos textos literários, notadamente os de ficção, de prosa e de ensaística, com a fotografia. A função do encarte e da imagem fotográfica colocada em diálogo com as formas literárias, especialmente o romance e a poesia, seja como complementação (ilustração), seja como inserção temática, citação, referência, lembrança ou paralelismo, no interior da obra escrita. Refletir sobre a fotografia do século XIX, que reivindicou insistentemente o status de arte autônoma (Nadar) e que somente obteve a consagração no século XX com a reportagem, a moda, o retrato, a obra de arte (Cartier-Bresson, Brassaï, Avedon) e com o fenômeno literário e a sua crítica (Breton, Barthes, Assis Brasil). Pensar sobre as implicações existentes entre fotografia, realidade, realismo artístico em geral, perenização efetiva do momento da captura da imagem fotográfica e a aparente imobilidade do texto literário. Determinar os sentidos que o ato fotográfico envolve intrínseca e extrinsecamente. Buscar determinar alguns parâmetros metodológicos para a sua análise (Aumont, Dubois, Sontag, Kossoy, Benjamin). Textos, autores, obras e escolas literárias em diálogo constante com a fotografia, no Brasil e no mundo, no tempo e na atualidade. |
Referências: |
AUMONT, Jacques. A imagem. Tradução Estela dos Santos Abreu Cláudio César Santoro. Campinas: Papirus, 1993. BARDI, Pietro Maria. Em torno da fotografia no Brasil. São Paulo: Banco Sudameris/MASP, 1987. (Arte e cultura, X)BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Tradução Julio Castañon Guimarães. São Paulo: Nova Fronteira, 2015. BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas I. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2012. BOURDIEU, Pierre. O camponês e a fotografia. In: Revista de sociologia e política. Tradução Fábia Berlatto e Bruna Gisi. Curitiba nº 26, jun. 2006, p. 31-39. BRASSAÏ (Gyula Halasz). Proust e a fotografia. Tradução André Telles. Rio de Janeiro: Zahar, 2005. COGEVAL, Guy et all. Qui a peur des femmes photographes?: 1839 à 1945. Paris: Hazan, 2015. DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. Tradução Jepherson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1997. DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Tradução Marina Appenzeller. São Paulo Papirus, 1998. ECO, Umberto. O olhar discreto: semiologia das mensagens visuais. In: A estrutura ausente. Tradução Pérola de Carvalho. São Paulo: Perspectiva, 1976. FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no Século XIX. São Paulo, EDUSP, 1991. FERREZ, Gilberto. Photography in Brazil: 1840-1900. Albuquerque: University of New Mexico Press, 1990. FLUSSER, Vilém. Ensaio sobre a fotografia. Lisboa: Relógio D'Água, 1998.KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. Cotia: Ateliê Editorial, 1999. KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Tradução Anne Marie Davée. Barcelona: Gustavo Gilli, 2002. MACHADO, Arlindo. A ilusão especular: uma teoria da fotografia. São Paulo: Gustavo Gili, 2015. POIVERT, Michel. Brève histoire de la photographie. Paris: Hazan, 2015. REVISTA do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Fotografia. Org. Maria Inez Turazzi. N. 27, 1998. Rio de Janeiro. IPHAN. ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. Tradução Constancia Egrejas. São Paulo: Ed. Senac, 2009. SANTAELLA, Lúcia e NOTH, Winfried. Imagem-Semiótica: cognição, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2005. SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Tradução Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. TISSERON, Serge. Le Mistère de la Chambre Claire: photographie et inconscient. Paris: Flamarion, 1999. (Champs Flamarion) |