Universidade de Brasília Brasília, 05 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS COMPARADOS SOBRE AS AMÉRICAS (11.01.01.13.01.03)
Código: PPGECSA3051
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS EM POLÍTICA COMPARADA 1
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: A disciplina se dispõe a discutir questões políticas atuais nas Américas sob uma perspectiva comparada, enfocando sempre casos distintos e abordagens teóricas variadas. O enfoque é em temas contemporâneos embasados sempre em estudos empíricos.
Referências: AVELINO, George Filho. (1994), "Clientelismo e política no Brasil: Revisitando velhos problemas". Novos Estudos Cebrap, 38. CRISP, Brian e DESPOSATO, Scott (2004). “Constituency Building in Multimember Districts: Collusion or Conflict?” Journal of Politics, Volume 66, Issue 1, Pages 136-156. SAMUELS, David. (2000) "Ambition and Competition: Explaining Legislative Turnover in Brazil". Legislative Studies Quarterly XXV (3): 481-497. SAMUELS, David. (1997) “Determinantes do Voto Partidário em Sistemas Eleitorais Centrados no Candidato: Evidências sobre o Brasil.” Dados [online], v. 40, n. 3 LEONI, Eduardo, Carlos PEREIRA; and Lucio RENNÓ. (2004). “Political Survival Strategies: Political Career Decisions in the Brazilian Chamber of Deputies.” Journal of Latin American Studies, 36 (1): 109-130. (Há versão em português na Revista de Opinião Pública.) Complementar: INÁCIO, Magna. (2007). “Estrutura e Funcionamento da Câmara dos Deputados.” In: A Democracia Brasileira: Balanço e Perspectivas para o Século 21. Belo Horizonte, Editora da UFMG. SANTOS, Fabiano. (2003). O Poder Legislativo no Presidencialismo de Coalizão. Belo Horizonte: Editora da UFMG. AMES, Barry. (2003). Os entraves da democracia no Brasil. Rio de Janeiro: FGV. PEREIRA, Carlos e RENNO, Lucio (2003). “Successful Re-election Strategies in Brazil: The Electoral Impact of Distinct Institutional Incentives.” Electoral Studies, 22:3, pp. 425-448. PEREIRA, Carlos e RENNO, Lucio (2007). “O que é que o reeleito tem? O retorno: o esboço de uma teoria da reeleição no Brasil”. Rev. Econ. Polit., São Paulo, v. 27, n. 4. BOTERO, F. e RENNO, L. (2007). “Career Choice and Legislative Reelection: Evidence from Brazil and Colombia.” Brazilian Political Science Review. , v.1, p.102 – 124.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
3816/1 2017.1 CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGECSA - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
3824/1 2015.1 CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGECSA - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
3816/2 2023.2 CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGECSA - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
3824/2 2023.2 CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGECSA - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

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