Universidade de Brasília Brasília, 16 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE (11.01.01.07.04)
Código: PPGE0179
Nome: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGEC3116 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: A relação entre as ciências e a fenomenologia dos estudos. Ciências Naturais & Natureza. O ser humano, o meio ambiente e as Ciências Naturais. Educação científica contextualizada e ensino centrado em problemas. Educação ambiental: fenomenologia , princípios, métodos e procedimentos. Ensino de Ciências com abordagem da educação ambiental, visando problemas ambientais globais e locais. Desenvolvimento sustentável e cidadania planetária.
Referências: A implantação da Educação Ambiental no Brasil. Publicação de responsabilidade da Coordenação de Educação ambiental do Ministério da Educação e do Desporto. Brasília, 1998. ASSMANN, Hugo (1988). Reencantar a Educação: Rumo à Sociedade aprendente. Petrópolis, Editora Vozes. BIZZO, N., 1999. Ciências, fácil ou difícil? EDUSP, SP. BLOUGH, Schwartz & HUgget, 1980. Como ensinar ciências. Ao Livro Técnico, RJ. BORDENAVE, JD & Pereira, AM, 1988. Estratégias de Ensino-Aprendizagem. Vozes, 1988, BURSTYN, Marcel (Org.) (2001). Ciência, Ètica e Sustentabilidade: Desafios ao Novo Século. São Paulo, Editora Cortez Brasília, UNESCO. CAVALCANTE, Clovis. (Org.) (1995). Desenvolvimento e Natureza: Estudos Para Uma Sociedade Sustentável. São Paulo, Editora Cortez. DEMO, Pedro. (2002). Charme da Exclusão Social. Campinas, Editora Autores associados. FARIA. D. S., 1997. Educação Ambiental e Científico-Tecnológica. Coleção professor em Construção. Brasília, Editora da UnB, Vol 1.FREIRE, Paulo. (1978). Educação Como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra. FREIRE, Paulo (1979). Conscientização: Uma Introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo, Editora Cortez e Moraes. GARCIA, L. M., 1997. Prática de Ensino através do Núcleos geradores de Aprendizagem. 1997. Coleção Professor em Construção. Brasília, Editora da UnB, Vol 3. GEERTZ, Clifford. (2000). O Saber Local. Petrópolis, Editora Vozes. GOLDBLATT, David. (1996). Teoria Social e Ambiental. Lisboa, Instituto Piaget. KRASILCHIK, M., 1987. O Professor e o Curriculo de Ciências. EDUSP, SP. SP. LEFF, Enrique. (1998). Saber Ambiental. Sustentabilidad, Racionalidad, Complejidad, Poder. Mexico, Siglo XXI Editores. LEIS, Héctor Ricardo (1999). A Modernidade Insustentável. Petrópolis, Florianópolis, Editora Vozes, Editora da UFSC. MATURANA, Humberto (1998a), Emoções e Linguagem na Educação e na Politica. Trad: José Fernando Campos Fortes. Belo Horizonte. Editora UFMG. MATURANA, Humberto (2001). Cognição, Ciência e Vida Cotidiana. Org. Cristina magro e Victor Paredes. Belo Horizonte, Editora UFMG. MENEZES, L. C. (Org.), 1996. Formação Continuada de Professores. NUPES, SP. MOL. G. S., Santos, W. L. P., 2003. Coleção Química e Sociedade, Ed. Nova geração, SP, SP. MORAES, Maria Cândida. (2003). Educar na Biologia do Amor e da Solidariedade. Petrópolis, Editora Vozes. NOAL, Fernando Oliveira REIGOTA, Marcos BARCELOS, Valdo Hermes de Lima. (2000). Tendências da Educação Ambiental Brasileira. Santa Cruz do Sul, Editora da UNISC. SANTOS, Boaventura de Sousa. (Org.) (2002). Semear Outras Soluções: Os Caminhos da Biodiversidade e dos Conhecimentos Rivais. Rio de janeiro, Civilização Brasileira. SERRES, Michael. (1990). O Contrato Natural. Trad: Serafim Ferreira. Lisboa. Instituto Piaget. Artigos de periódicos científicos especializados.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PPGEC3116 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGEC3116 ) ATIVO 01/08/2019

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