Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E ESCOLAR - PGPDE (11.01.01.20.03.02) |
Código: |
PGPDE2073 |
Nome: |
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO EM CONDIÇÕES ESPECIAIS |
Carga Horária Teórica: |
60 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa: |
Teorias e pesquisas sobre desenvolvimento atípico. A constituição biopsicossocial da pessoa. Desenvolvimento e educação: história, estudos e pesquisas. Escola: segregação e inclusão. Políticas públicas no Brasil, adaptações curriculares e perspectivas de desenvolvimento humano. |
Referências: |
Meccacci, l. La patologia dei processi psichici.Vigotski, L.S. (2003). Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: Artmed
Vigotski, L.S. (2018). Quarta Aula: o problema do meio na pedologia. In: Vigotski, L.S. Sete aula de L.S. Vigotski: sobre os fundamentos da pedologia. RJ: E-papers.
Vigotski, L.S. (2019). Vigotski, L.S. Fundamentos de defectologia. Cascavel: UNIOESTE
Vigotski, L.S. (2012). Obras Escogidas IV. Paidologia del Adolescente Problemas de la Psicologia Infantil. Madri: Machado Grupo de Distribuicion.
Vigotski, L.S. (1931) Pensamento e Esquizofrenia. Traduzido Aquiles Delari Junior. |
|