Universidade de Brasília Brasília, 16 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PROFISSIONAL) (11.01.48.01)
Código: PPGEP3122
Nome: PROCESSOS FORMATIVOS
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: As concepções de formação, em dimensão antropológica, filosófica e educacional. As intercessões dos processos formativos e dos processos de produção das profissionalidades. O currículo como elemento de formação. A linguagem como produção de si mesmo e da profissionalidade. A profissão enquanto identidade.OBJETIVO GERALViabilizar uma discussão crítica e reflexiva sobre a formação, em dimensão antropológica, filosófica e educacional. A linguagem como produção de si mesmo e da profissionalidade. As intercessões dos processos formativos e dos processos de produção das profissionalidades. A profissão enquanto identidade. O currículo como elemento de formação. OBJETIVOS ESPECÍFICOSRefletir sobre concepções de formação considerando as dimensões antropológicas, filosóficas e educacional Dialogar sobre as intercessões dos processos formativos e dos processos de produção das profissionalidades. Discutir o currículo como elemento da formaçãoCompreender a linguagem como uma produção de mesmo e de sua profissionalidadeRefletir a profissão enquanto identidade.
Referências: BIBLIOGRAFIAADORNO, T. W. Educação Após Auschwitz. In: ADORNO, T.W. Educação e Emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 2012. APPADURAi, A. (2009) O medo ao pequeno numero. In Appadurai, A. O medo ao pequeno número. São Paulo: Iluminuras. Didi-Huberman. (2014) Sobrevivência dos vagalumes. Belo horizonte: Editora UFMG Deleuze, G & Guattari, F. (2014) O que é uma literatura menor. In: Kafka: por uma literatura menor. Belo Horizonte: Autêntica. DOMINICÉ, Pierre. A epistemologia da formação ou como pensar a formação. In: MACEDO, Roberto Sidnei (et al). Currículo e Processos Formativos: experiências, saberes e culturas. Salvador: EDUFBA, 2012.FABRE, M. Fazer de sua vida uma obra. In: Educação em revista. 2011, vol.27, n.1, pp.347-368. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982011000100016&script=sci_abstract&tlng=ptFELÍCIO, Helena Maria dos Santos SILVA, Carlos Manuel Ribeiro da. Currículo e Formação de Professores: uma visão integrada da construção do conhecimento profissional. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 51, p. 147-166, jan./mar. 2017 FERRETI, Celso João. Et al. Novas Tecnologias, trabalho e educação: um trabalho multidisciplinar. 16.ed. Petrópolis RJ: Vozes, 2013,GADAMER, H-G. Formação (Bildung). In GADAMER, H-G. Verdade e Méodo I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 44-55 GALLO, S. (2003) Deslocamento 2. “Uma educação menor”. In Gallo, S. Deleuze e Educação. Belo Horizonte: AutênticaLARROSA, J. Notas sobre experiência e o saber de experiência. In LARROSA, j. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes e João Wanderlei Geraldi. Belo: Autêntica, 2015LUDKE, Menga BOING, Luiz Alberto Caminhos da profissão e da Profissionalização Docente: Educação e Sociedade. Campinas, v 25, n. 89, p. 1159-1180, set/dez 2014. LE BOTERF, GUY. Desenvolvendo a competência dos profissionais. Porto Alegre: Artmed, 2003. MACEDO, Roberto Sidnei. Atos de Currículo e Formação: o príncipe provocado. Revista Teias, v13, n 17, p. 67-74, jan/abr 2012. MACHADO, Liliane C.. (Re) Configuração curricular no processo de formação de professores e suas relações. In: Revista Educação, UFSM. maio/ago 2016, v, 41, n.2. MATOS DE SOUZA, R. CASTAÑO GAVÍRIA. R. SOUZA, E.C. Pedagogía de la resistencia: la negación como pieza de (de)formación. In: Revista Praxis educativa, Vol. 22, No 2 mayo-agosto 2018. Disponível em: https://cerac.unlpam.edu.ar/index.php/praxis/article/view/2682/2575 MBEMBE, A. (2018) Necropolítica. São Paulo: N1 edições.MÈLICH, J-C. Vivimos em um mundo interpretado. MÈLICH, J-C. Filosofía de La Finitud. Barcelona: Herder, 2012, p. 43-53MÈLICH, J-C. La Experiencia. MÈLICH, J-C. Filosofía de La Finitud. Barcelona: Herder, 2012, p. 57-78ROCHA, Aurea M. Costa AGUIAR, Maria da Conceição C. Aprender a Ensina, construir identidade e profissionalidade docente no contexto da Universidade: uma realidade possível, 2012. GT 08. Anais da ANPED. Disponível em: www.anpeda.org.br/sites/default/files/gt08-1829_int.pdf SPIVAK, G. C. (2010). Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG. WÜLF, C. (2013) Imaginação e mimesis. In. Wülf, C. Homo Pictor: imaginação, ritual e aprendizado mimético no mundo globalizado. São Paulo: Hedra. Obs.: No decorrer da disciplina o cronograma poderá apresentar alguma alteração em função de alguma necessidade de ajuste.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
1724/2 2024.1 EDUCAÇÃO/PPGEP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
1597/2 2024.1 EDUCAÇÃO/PPGEP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
353/1 2018.2 EDUCAÇÃO/PPGEP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
1724/1 2020.1 EDUCAÇÃO/PPGEP - Mestrado - Presencial Sim 0 Sim
1597/1 2020.1 EDUCAÇÃO/PPGEP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
78/1 2018.2 EDUCAÇÃO/PPGEP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
353/-2 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGEP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

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