Universidade de Brasília Brasília, 02 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO E REGULAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS - PROFÁGUA (PROFISSIONAL) (11.01.29.20)
Código: PROFÁGUA3124
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RECURSOS HÍDRICOS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: EMENTA: a disciplina aborda e problematiza o papel político, emancipador e transformador daeducação ambiental e está distribuída em três blocos: um primeiro em que se apresenta a perspectivapedagógica e sociológica da Educação e suas relações com o poder, ideologia, Estado, Mercado eSociedade um segundo em que se aborda as características e potencialidades do campo da EducaçãoAmbiental para o exercício da cidadania ambiental e um terceiro em que se debate os distintos temasproblematizadores da práxis educativa no âmbito dos recursos hídricos.
Referências: Bibliografia Básica:BONFIM, J.S., VICENTE, J.S. Territorialização do agronegócio e apropriação das águas no Cerrado baiano. In: VIII Simpósio Internacional de Geografia Agrária, Curitiba, nov. 2017. 18p.CARVALHO, I.C. de M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez. 2004.FERREIRA, M.J.M. et al. Gestão e uso dos recursos hídricos e expansão do agronegócio: água para que e para quem? Ciênc. saúde coletiva [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.743-752.GOMES, G., LOUREIRO, C.F.B. Gestão pública das águas e a educação ambiental. In: LOUREIRO, C.F.B.(Org.). Gestão pública do ambiente e educação ambiental: caminhos e interfaces. São Carlos: RIMA. 2012. p. 77-102.GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. Campinas: Papirus. 1995.LAYRARGUES, P. M. LIMA, G.F.C. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, v. XVII, n. 1, p. 23-40. 2014.LAYRARGUES, P.P. Educação ambiental nas sociedades capitalistas. In: Revista Novamérica, n. 157, jan.-mar., p. 24-30. 2018.LAYRARGUES, P.P., CASTRO, R.S. (Orgs.) Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. São Paulo: Cortez. 2006.LOUREIRO, C.F.B. Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora. Ambiente e Educação, 8:37-54. 2003.LOUREIRO, C.F.B. Problematizando conceitos: contribuições à práxis em educação ambiental. In: Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2006.MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005. Tradução: Isa Tavares.QUINTAS, J.S. PEA, DSP e intencionalidade pedagógica: percepção ingênua ou desvelamento da realidade? Pesquisa em Educação Ambiental, 11(2):36-45. 2016.TAMAIO, I. Educação Ambiental e Mudanças Climáticas: diálogo necessário num mundo em transição. Brasília: MMA/DEA, 2013, p.98Bibliografia Complementar:BORDALO, C.A.L. A gestão dos recursos hídricos à luz da ecologia política: um debate sobre o controlepúblico versus o controle privado da água no Brasil. Revista Colombiana de Geografia, n.17, p.117-125.2008.BRASIL. Programa Nacional de Educação Ambiental. 3a Ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente.2005._____. A implantação da educação ambiental no Brasil. Brasília: MEC. 1998._____. Os diferentes matizes da educação ambiental no Brasil 1997-2007. Brasília: MMA. 2009.LAYRARGUES, P.P. & CASTRO, R.S. de (Orgs.). Educação ambiental: conhecimento, crítica social e práticas transformadoras. São Paulo: Cortez. 2009.PAULA JÚNIOR, F MODAELLI, S. (Orgs). Política de águas e educação ambiental: processos dialógicos eformativos em planejamento e gestão de recursos hídricos. Brasília:MMA/SRHU, 2013. 288 p.SATO, M. & CARVALHO, I. Educação ambiental: pesquisa e desafios. São Paulo: Artmed. 2005.TOZONI-REIS, M.F. de C. Educação ambiental: natureza, razão e história. Campinas: AutoresAssociados. 2004.TUNDISI, J. G. SCHIEL, D. A bacia hidrográfica como laboratório experimental para o ensino de Ciências, Geografia e Educação Ambiental. O estudo de bacias hidrográficas: uma estratégia para educação ambiental, v. 2, p. 3-8, 2002.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
973/1 2018.2 GESTÃO E REGULAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS/PROFÁGUA - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
981/1 2018.2 GESTÃO E REGULAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS/PROFÁGUA - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

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