Ementa: |
Análise de categorias adotadas na obra de Antonio Gramsci à luz de problemáticas daárea educacional, especificamente para a formação de professores. Estudo das categorias que se configuram no epicentro da reflexão gramsciana do período carcerário, considerando sua fecundidade e atualidade para o estudo da educação e da formação de professores, sendo: sociedade civil, bloco histórico, reforma intelectual e moral, filosofia da práxis, intelectuais, hegemonia, escola unitária. |
Referências: |
ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, n. 33 (setembro-dezembro). 2010. Disponívelem: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8075>Acesso em: 06 fev. 2018. Antonio Gramsci, Cadernos do cárcere, vol. 1 e 3, edição de CarlosNelson Coutinho, com a colaboração de Luiz Sérgio Henriques e Marco AurélioNogueira. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2001. Cadernos do Cárcere, v.1,Caderno 10/II, § 17, 44, 48, 52 Cadernos do Cárcere, v.1, Caderno 11, § 12, § 13,§ 59, § 67COUTINHO, Carlos Nelson. Gramsci, Um estudo sobre seu pensamento político. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.COUTINHO, Carlos Nelson. Gramsci, Um estudo sobre seu pensamento político. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.Curado Silva, Kátia Augusta Pinheiro Cordeiro e Cruz, Shirleide Pereira daSilva. formação de professores e a questão da categoria cultura: contribuições domarxismo. Revista Lugares de Educação. V.05.n.10.2015.LEPRE, Aurelio. O prisioneiro: a vida de Antonio Gramsci São Paulo:Record, 2001. SAUL, Alexandre e VOLTAS, Fernanda. Paulo Freire e Antonio Gramsci:aportes para pensar a formação de professores como contexto de construçãode práxis docentes contra-hegemônicas. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruzdo Sul, v. 25, n. 2, p. 134-151, Maio./Ago. 2017 |