Universidade de Brasília Brasília, 16 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE (11.01.01.07.04)
Código: PPGE0607
Nome: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL I
Carga Horária Teórica: 0 h.
Carga Horária Prática: 60 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 99
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Elaboração de referencial teórico-metodológico e delineamento de pesquisa no âmbito da linhaEducação Ambiental e Educação do Campo, com foco na Educação Ambiental e respectivos eixos deinteresse. Aprofundamento de temáticas abordadas em projetos de pesquisa em desenvolvimento nalinha com foco na Educação Ambiental. Oficinas e atividades de análise e interpretação de dados.Elaboração de trabalhos acadêmicos. Pode ser cursada mais de uma vez, simultaneamente ouconsecutivamente.
Referências: BABBIE, E. Métodos de Pesquisa de Survey. Belo Horizonte: UFMG, 1999.BARBIER, R. A pesquisa-ação. Trad. Lucie Didio. Brasília: Liber Livro, 2002.CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2ª ed. Porto Alegre:Artmed/Bookman, 2007.CRESWELL, J. W. Educational Research: Planning, Conducting, and Evaluating Quantitative andQualitative Research. Edinburgh: Pearson, 2019.CRESWELL, J. W. A concise introduction to mixed methods research. Los Angeles: Sage, 2015.CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: Escolhendo entre cinco abordagens.Porto Alegre: Penso, 2014.GATTI, B.A. Grupo focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Série Pesquisa em Educação.V.10. Brasília: Líber Livro, 2005.LAYRARGUES, P. P. (Coord.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério doMeio Ambiente, 2004.PASQUALI, L. Instrumentos Psicológicos: Manual Prático de Elaboração. Brasília: LabPAM/IBAPP,1999.PATO, C. SÁ, L. M. CATALÃO, V. M. L. Mapeamento de tendências na produção acadêmica sobreeducação ambiental. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 2, p. 213-233, 2009.PATO, C DELABRIDA, Z.N.C Proposta transdisciplinar em contextos formativos: Chave mestra paraa sustentabilidade. In: HIGUCHI, M.I. KUHNEN, A., PATO, C. (orgs.). Florianópolis: Edições doBosque, 2019.p.34-58.SCHULTZ, P. W. Inclusion with Nature: he Psychology of Human-Nature Relations. In: SCHMUCK,P. SCHULTZ, P. W. (Eds.). Psychology of Sustainable Development. Boston: Kluwer AcademicPublishers, 2002. p. 61- 78.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
337/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
345/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app26.sigaa26 v4.9.10.124