Universidade de Brasília Brasília, 16 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE (11.01.01.07.04)
Código: PPGE0611
Nome: SEMINÁRIO DE PESQUISA ESCOLA, APRENDIZAGEM E SUBJETIVIDADE I
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 99
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Desenvolvimento humano como processo no contexto sociocultural. Aspectos teóricos, metodológicos e éticos das pesquisas. Análise e discussão de pesquisas na área do desenvolvimento humano. Ênfase nos projetos em andamento relacionados à linha de pesquisa da área de concentração. O foco das discussões direciona-se para as dimensões epistemológicas e metodológicas dos projetos apresentados.
Referências: ALMEIDA, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de BITTENCOURT, Cleonice Pereira do Nascimento. The Writing of Educational Memories as a Significant Research Device. Athens: ATINER'S Conference Paper Series, No: EDU2018-2496. Disponível em: Athens: ATINER'S Conference Paper Series, No: EDU2018-2496.CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. Tradução Magda Lopes. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. 296p.DENZIN, N. K. LINCOLN, Y. S. Handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage, 1994.FREUD, Sigmund. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Imago editora, 2016.REY, Fernando González MARTÍNEZ, Albertina Mitjáns GOULART, Daniel Magalhães. The Topic of Subjectivity Within Cultural–Historical Approach: Where It. Subjectivity within Cultural-Historical Approach: Theory, Methodology and Research, v. 5, p. 3, 2018.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
337/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
345/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app37.sigaa37 v4.9.10.124