Universidade de Brasília Brasília, 02 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE (11.01.01.07.04)
Código: PPGE0613
Nome: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA I
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 99
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Disciplina dirigida ao trabalho de orientação específica com foco na temática de projetos depesquisa e destinada ao desenvolvimento de atividades tais como a elaboração de artigos completospara eventos e revistas científicas, elaboração de resenhas, aprofundamento em tópicos de quadrosteóricos e outras atividades do campo da área de concentração Educação em Ciências e Matemática ede suas linhas de pesquisa e eixos de interesse.
Referências: BOGDAN, R. C. BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aométodo. Portugal: Porto editora, 1994.FIORENTINI, Dario LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos emetodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.GATTI, Bernadete Angelina. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber LivroEditora, 2005.LEFEVRE, Fernando. Depoimentos e discursos: uma proposta de análise em pesquisa social. Brasília:Líber Livro Editora, 2005.LUDKE, M., ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Tendências em Educação Matemática com enfoque na atualidade. InNEVES, R. S. P DORR, R. C. (Orgs.). Formação de Professores de Matemática: Desafios e perspectivas.1. ed. – Curitiba: Appris, 2019, p. 45-64.MOREIRA, Geraldo Eustáquio MANRIQUE, Ana Lúcia. Educação Matemática Inclusiva: Diálogos com asTeorias da Atividade da Aprendizagem Significativa e das Situações Didáticas. São Paulo: EditoraLivraria da Física, 2019.TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. SãoPaulo: Atlas, 1987.WOODS, P. La Escuela por dentro: la etnografia en la investigación educativa. Trad. Marco A.Galmarini. Madrid: Paidós/MEC, 1989.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
337/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
345/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app46_Prod.sigaa40 v4.9.10.97