Universidade de Brasília Brasília, 02 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE (11.01.01.07.04)
Código: PPGE0617
Nome: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E COMUNICAÇÃO I
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 99
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: :Disciplina dirigida ao trabalho de orientação específica com foco na temática de projetos de pesquisa edestinada ao desenvolvimento de atividades tais como a elaboração de artigos completos para eventos erevistas científicas, elaboração de resenhas, aprofundamento em tópicos de quadros teóricos e outrasatividades do campo de concentração da linha de pesquisa Educação, Tecnologias e Comunicação eseus eixos de interes
Referências: BARRETO, Raquel Goulart. Formação de professores, tecnologias e linguagens: mapeando novos e velhos(des)encontros. São Paulo: Loyola, 2002: 63-89.BACHELARD, G. Conhecimento comum e conhecimento científico. In: GONZALES, E. N. & SILVA, A.(orgs.) Metodologia das ciências sociais. Porto: Afrontamento, 1986.BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Ed. 70, 2004.BAUER, M. GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prático. RJ: Vozes,2011.BIANCHETTI, Lucídio MACHADO, Ana Maria (org). A bússola do escrever: desafios e estratégias naorientação de teses e dissertações. Florianópolis : Editora da UFSC, São Paulo : Cortez, 2002.BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo:Editora da UNESP, 2004.BOOTH, Wayne C. COLOMB, Gregory G WILLIAMS, Joseph M. A arte da pesquisa. São Paulo: MartinsFontes, 2000.CASTELLS, M. A sociedade em rede. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, v.1, 2007.CHARMAZ, K. A construção da teoria fundamentada. Porto Alegre: Artmed, 2009. CRESWELL, John.Projeto de Pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.KENSKI, Vani. Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas/SP: Papirus, 2012.LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. São Paulo: Editora 34, 1993.MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 19. ed. Petrópolis: Vozes,1994.PRETTO, Nelson PINTO, Cláudio da Costa. Tecnologias e novas educações. Rev. Bras. Educ. Rio de Janeiro,v. 11, n. 31, p. 19-30, Apr. 2006. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000100003&lng=en&nrm=iso>.Acesso em: 24 Maio 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782006000100003.RUMMEL, J. Francis. Introdução aos procedimentos de pesquisa em educação. Porto Alegre: Globo, 1981.SÁNCHEZ-GAMBOA, Silvio. Pesquisa educacional. Métodos e Epistemologias. Chapecó: Argos, 2015.SÁNCHEZ-GAMBOA, Silvio. Epistemologia da pesquisa em educação. Campinas, São Paulo: PRAXIS,1998.SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. Porto: Afrontamento, 1987.SEVERINO, Antônio J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002.VILCHES, Lorenzo. A migração digital. São Paulo: Loyola, 2003.WELLER, W. PHAFF, N. Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Rio deJaneiro: Vozes, 2010.YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. SP: Bookman, 2001.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
337/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
345/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app28_Prod.sigaa22 v4.9.10.97