Universidade de Brasília Brasília, 02 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE (11.01.01.07.04)
Código: PPGE0620
Nome: POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO BASEADAS EM EVIDÊNCIAS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Evolução dos sistemas de informação em educação. Problemas e tipos de dadosgerados durante as atividades educacionais. Implementação de políticas. Ciência de dados e suas relaçõescom a estatística, computação e ética. Uso de modelos lógicos para interpretar a realidade. Comunicação deanálises de dados. Fontes de dados sobre atividades educacionais. Exemplos de aplicações da ciência de dadosà educação. Como construir modelos de análise baseados em evidências.
Referências: ABRUCIO, Fernando Luiz SEGGATTO, Catarina Ianni Maria PEREIRA, Cecília Gomes. Regime deColaboração no Ceará: Funcionamento, Causas do Sucesso e Alternativas de Disseminação doModelo. Disponível em: <encurtador.com.br/hiuJK>.ABRUCIO, Fernando Luiz SEGATTO, Catarina Ianni. A gestão por resultados na educação em quatroestados brasileiros. Revista do Serviço Público. V.68. p.85-106, 2017. <encurtador.com.br/cxEY6>ALARCÃO, Isabel. Escola Reflexiva e Nova Racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.AMORIM, M. J., BARONE, D., and MANSUR, A. U. (2008). Técnicas de aprendizado de máquinaaplicadas na previsão de evasão acadêmica. XIX SBIE, pp. 12–14.AQUINO, J. A ampliação da jornada escolar melhora o desempenho acadêmico dos estudantes? Umaavaliação do programa Escola de Tempo Integral da rede pública do Estado de São Paulo. Tese, EscolaSuperior de Agricultura “Luiz Queiroz”. Piracicaba: Universidade de São Paulo, 2011.ARAUJO E OLIVEIRA, João Batista. Para desatar os nós da educação: uma nova agenda. Brasília:Instituto Alfa e Beto, 2019. <encurtador.com.br/dewZ0>.BANCO MUNDIAL. Reformando o Financiamento da Educação no Brasil: Um guia para aumentareficiência e equidade. Brasília, Abril 2019. <encurtador.com.br/knwIP>.BECSKEHÁZY, Ilona. Institucionalização do direito à educação de qualidade: o caso de Sobral, CE. Tese.Doutorado em Educação. Faculdade de Educação. São Paulo, USP, 2018.BRASIL, IPEA. Avaliação de políticas públicas: guia prático de análise ex ante. Casa Civil daPresidência da República, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. – Brasília : Ipea, 2018. Volume 1.Disponível em: <encurtador.com.br/iwxC9>.CAMPOS, Maria Malta. Para que serve a pesquisa em educação? Cad. Pesqui. vol.39 no. 136. São PauloJan./Apr. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v39n136/a1339136.pdfCAMPOS, Flavio Rodrigues BLIKSTEIN, Paulo. Inovações radicais na educação brasileira. PortoAlegre: Penso, 2019.CARNEIRO, José Mario Brasiliense BRITO, Eder dos Santos. Consórcios Intermunicipais e PolíticasPúblicas Regionais. São Paulo: Oficina Municipal, 2019.CARNOY, Martin. A vantagem acadêmica de Cuba: por que seus alunos vão melhor na escola. SãoPaulo: Ediouro/Fundação Lemann, 2009.CASSIOLATO, Martha GUERESI, Simone. Como elaborar Modelo Lógico: roteiro para formularprogramas e organizar avaliação. Brasiília: IPEA. Nota Técnica N. 6. Setembro, 2010. Disponível em: <http://www.ipardes.gov.br/pdf/multissetorial/nota_tecnica_IPEA.pdf>Confederação Nacional da Indústria. Critérios para uma nova agenda de política industrial. Brasília:CNI, 2019.DE BONIS, Daniel Funcia. Políticas de Remuneração Variável na Educação Pública Brasileira: uma análisecomparada. Rev. Temas de Administração Pública, v. 10, n. 1, p.67-86, 2015.<encurtador.com.br/gpCY4>ELACQUA Gregory [et al.]. Educação baseada em evidências: como saber o que funciona em educação.Brasília: Instituto Alfa e Beto, 2015. Disponível em: <encurtador.com.br/ntABN>.GARY, Thomas PRING, Richard. Educação baseada em evidências: a utilização dos achados científicospara a qualificação da prática pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2007.GRIN, Eduardo José ABRUCIO, Fernando Luiz. Quando nem todas as rotas de cooperaçãointergovernamental levam ao mesmo caminho: arranjos federativos no Brasil para promover capacidadesestatais municipais. Rev. Serv. Público. Brasília N. 69, edição especial Repensando o Estado Brasileiro, pp.85-122, dez 2018. <encurtador.com.br/htRV7>.JANNUZZI, Paulo Martino. Monitoramento e avaliação de programas sociais: uma introdução aosconceitos e técnicas. Campinas: Alínea, 2016.JANNUZZI, Paulo de Martino. A importância da informação estatística para as políticas sociais no Brasil:breve reflexão sobre a experiência do passado para considerar no presente. Revista Brasileira de Estudosde População. REBEP, v. 35, p. 1-10, 2018. Disponível em: <encurtador.com.br/beftK>.LENT, Robert. Educação baseada em evidências: análises, sugestões e propostas. Rio de Janeiro: RedeCpE, 2019.LENT, Robert BUCHWEITZ, A
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
337/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
345/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

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