Universidade de Brasília Brasília, 16 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PROFISSIONAL) (11.01.48.01)
Código: PPGEP3138
Nome: SEMINÁRIO DE PESQUISA
Carga Horária Teórica: 0 h.
Carga Horária Prática: 60 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 99
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Apoio à construção do projeto de trabalho final de conclusão de curso para aqualificação, em todas as suas etapas constitutivas, tendo por base o debate sobre cadaprojeto individual. Apoio à pesquisa de campo, nas etapas de coleta e análise de dadospara a finalização do trabalho final, a partir dos projetos aprovados na qualificação.
Referências: BARBETTA, P. A. Estatística aplicada às ciências sociais. 4ª ed. Revisada eampliada. Florianópolis: Editora da UFSC, 2001, caps. 1,2 3.BOGDAN, R. C. e BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Umaintrodução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994, caps. 1 e 2.CAMPENHOUDT, L. V. e QUIVY, R. Manual de investigação em ciências sociais.Lisboa: Gradiva, 1995.CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos quantitativos, qualitativos e mistos.SP: Artmed editora, 2007.GATTI, B. A. A pesquisa em educação. Pontuando algumas questões metodológicas.Acessado em http://www.lite.fe.unicamp.br/revista/gatti.html.KERLINGER, F. N. Metodologia da pesquisa em ciências sociais. São PauloEDUSP, 1980. Caps. 1, 3, 4, 8, 9 e 10.LUDKE, M. e ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. SãoPaulo EPU, 1986.POPPER, K. R. As origens do conhecimento e da ignorância. IN: POPPER, K. R.Conjecturas e Refutações. 5ª. Ed. Brasília, editora UnB, 2008.UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Normas para apresentação dedocumentos científicos. Curitiba: Editora UFPR, 2000.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
1724/2 2024.1 EDUCAÇÃO/PPGEP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
1597/2 2024.1 EDUCAÇÃO/PPGEP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
78/1 2018.2 EDUCAÇÃO/PPGEP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
353/1 2018.2 EDUCAÇÃO/PPGEP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
353/-2 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGEP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
1597/1 2020.1 EDUCAÇÃO/PPGEP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
1724/1 2020.1 EDUCAÇÃO/PPGEP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app08.sigaa08 v4.9.10.124